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Turismo
Festival de Turismo das Cataratas abre em clima de festa do centenário
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05/06/2014

Mais de 6 mil pessoas devem participar das atividades do 9º Festival de Turismo das Cataratas e conhecer os produtos e serviços em exibição na Feira de Turismo e Negócios. São cerca de 600 expositores, em 209 estandes. O festival, aberto nesta quarta-feira (4) à noite, em solenidade no hotel Recanto Cataratas, prossegue nesta quinta (5) e sexta-feira (6), no Rafain Palace Hotel & Convention Center.

Na solenidade de abertura, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, anunciou um novo produto turístico: passeios no barco Kattamaram, que farão parte dos atrativos do Complexo Turístico Itaipu. O barco sairá de um porto construído na área da usina, com inauguração marcada para 10 de junho, dia em que Foz do Iguaçu completa seu centenário.

Entre as autoridades que participaram da abertura, estavam a vice-prefeita Ivone Barofaldi; o secretário estadual de Esporte e Turismo, Diego Gurgacz; o diretor do Departamento de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Sérgio Flores de Albuquerque; o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; e o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, entre outros.

Ao saudar os participantes, em nome do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e de todas as instituições que participam da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla disse que a cidade “vive um momento mágico”, em que ocorre “uma sinergia entre o poder público e a iniciativa privada”.

Os investimentos privados, lembrou, passam de R$ 1 bilhão, o que inclui a construção de dois shoppings, hotéis, restaurantes e até um parque temático, enquanto o governo federal investe e já comprometeu recursos de aproximadamente R$ 800 milhões em obras como a reforma do Aeroporto Internacional Cataratas, a construção do campus da Unila, a revitalização da Ponte da Amizade – que deve começar em breve – e a construção da nova ponte entre o Brasil e o Paraguai.

“Foz é a cidade brasileira que mais recebe investimentos no turismo”, afirmou Piolla. Para ele, a cidade colhe os frutos da união de instituições públicas e privadas. Desde 2007, a Gestão Integrada do Turismo possibilitou uma atuação conjunta no sentido de “divulgar, promover, qualificar e melhorar a infraestrutura turística”.

Ainda em seu discurso, Piolla anunciou que nos próximos dias o Fundo Iguaçu irá apresentar à Prefeitura o estudo de viabilidade e a proposta de edital de concessão do Marco das 3 Fronteiras e do Espaço das Américas. O Fundo também está trabalhando no projeto de revitalização da Avenida das Cataratas e de duplicação da Rodovia das Cataratas.

Ele concluiu dizendo que “Foz do Iguaçu completa 100 anos com muitos bons motivos para comemorar”.

Encontro

Em rápido discurso, o secretário estadual de Esporte e Turismo, Diego Gurgacz, prometeu que, depois do período da Copa do Mundo, irá promover um encontro com as lideranças do turismo de Foz do Iguaçu, para ouvir reivindicações e propostas.

“Queremos ouvir todos os setores, para sabermos de que forma o governo do Estado poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu”, afirmou o secretário.

Novidades

O coordenador do Festival de Turismo, Paulo Angeli, disse que a antecipação da data do evento, devido à Copa do Mundo, “até ajudou”. “Não há outros eventos ocorrendo no Brasil e, com isso, o nosso festival ganhou ainda mais atenção”, disse, o que explica o número de caravanas, este ano: 48, vindas das regiões Sul e Sudeste e também da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Entre as novidades desta edição do festival estão o Salão de Turismo Cultura e Espiritualidade, que trará um pouco dos costumes das etnias mais representativas de Foz do Iguaçu; o Salão Adventure Cataratas, para incentivar o turismo de aventura e esportes; e o Salão E-Marketing Cataratas, um espaço para as redes sociais e o marketing digital.