Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Feriado de Páscoa: movimento de turistas sobe mais de 10% na Itaipu
Tamanho da letra
28/03/2016

O feriado prolongado da Páscoa, de 25 a 27 de março, levou 7.381 visitantes aos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI), na margem brasileira da usina. O número é 11,44% superior ao do mesmo período do ano passado. No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo da região, o movimento foi de 23.550 visitantes, incremento de 10,1% na comparação com 2015.

O passeio que mais atraiu visitantes à Itaipu foi o Panorâmico, com 4.893 pessoas, ante 4.188 registradas em 2015 – variação positiva de 16,8%.

Proporcionalmente, no entanto, o passeio que teve maior aumento de visitação foi o Refúgio Biológico Bela Vista. No ano passado, o atrativo recebeu 144 visitantes; neste ano, o acumulado foi de 395, salto de 174,3%.

Também chamaram a atenção os números do Ecomuseu, que está com a exposição fotográfica Caminhos e Pegadas, do jornalista Marcos Sá Corrêa, em cartaz. Neste feriado, o atrativo recebeu 504 visitantes, alta de 83,9% em relação ao mesmo período de 2015.

Além da visitação turística, 72 pessoas fizeram a visita institucional na margem brasileira da usina – entre elas, a jornalista Patrícia Poeta, apresentadora do programa É de Casa, Rede Globo.

Cataratas do Iguaçu

No Parque Nacional do Iguaçu, o maior destaque foi para os turistas estrangeiros. Os visitantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) representaram um incremento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado; já o número de visitantes dos demais países teve um salto ainda maior, de 26%.

“O movimento surpreendente da Páscoa se justifica pela invasão de argentinos e estrangeiros de fora do Mercosul. O câmbio favorável torna o Brasil mais acessível ao turismo internacional”, avaliou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, área responsável pelo turismo na usina.

Promoções

De acordo com Complexo Turístico Itaipu, uma série de ações ajudou a impulsionar os números deste ano. O turista que comprou ingresso para a Visita Panorâmica, Circuito Especial ou o Refúgio Biológico, por exemplo, ganhou uma entrada para visitar o Ecomuseu.

O Refúgio Biológico também teve ampliado o número de horários (de quatro para dez saídas diárias). Além disso, os visitantes puderam conhecer e plantar sementes de espécies nativas da região e comprar produtos orgânicos da Associação de Produtores Rurais Familiares de Foz do Iguaçu (Aproffoz).

De quebra, devido ao nível do reservatório, Itaipu manteve pelo menos uma das calhas do vertedouro aberta durante o feriado, um espetáculo que encanta turistas de todo o mundo. Nos próximos dias, o CTI pretende divulgar uma pesquisa de satisfação dos visitantes.

Para conhecer os passeios e adquirir ingressos, visite www.turismoitaipu.com.br.

Mais informações pelo telefone 0800 645 4645.