Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Feriadão traz mais de 11 mil visitantes à Itaipu
Tamanho da letra
16/11/2016
 
O feriado prolongado da Proclamação da República, entre sábado (12) e terça-feira (15), trouxe ao Complexo Turístico Itaipu, em Foz do Iguaçu, 11.126 turistas. O maior movimento foi registrado no domingo (13), quando 3.340 pessoas visitaram os atrativos da usina.
 
Há quatro anos a data não resultava em um feriado prolongado de quatro dias. A última vez havia sido em 2012. Na ocasião, caiu em uma quinta-feira. No ano passado, o 15 de novembro foi em um domingo. Em 2015, Itaipu teve 1.151 turistas nesta data. Agora, em 2016, foram 1.658 pessoas neste mesmo dia, uma terça-feira – uma diferença de 44%.
 
Neste ano, um feriadão equivalente ao desta semana – também com quatro dias – foi o de Corpus Christi. Foram 8.219 visitantes, de 26 a 29 de maio. Se comparado a este feriado da Proclamação, o resultado deste último seria 35% superior ao de Corpus Christi. Mas este não é o único motivo para celebrar.
 
De janeiro a outubro deste ano, Itaipu recebeu mais de 774 mil pessoas, somadas as visitas institucionais pelas duas margens, brasileira e paraguaia. Isso representa um crescimento de 18%, se comparado ao mesmo período em 2015 (655.706 visitantes).
 
Superlua e Novembro Azul
 
O feriado da Proclamação da República teve programação especial na Itaipu. No Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho houve sessão extra na segunda-feira à noite (14), para que os visitantes pudessem acompanhar o fenômeno da Superlua. O planetário recebeu 207 turistas em quatro dias – 40 deles apenas para esta sessão.
 
Até o fim do mês, a Iluminação da Barragem também estará diferente, em tons de azul. A coloração simboliza o engajamento da Itaipu à campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção ao câncer de próstata. Promovida às sextas-feiras e aos sábados, a Iluminação recebeu 591 pessoas nestes dois dias do feriadão.
 
Refúgio e Ecomuseu
 
Desde junho, a campanha “Meu Refúgio”, protagonizada pelo alpinista Waldemar Niclevicz, ajuda a impulsionar a visitação ao Refúgio Biológico Bela Vista, que teve 428 turistas nestes últimos dias. A iniciativa convida o turista a plantar de forma simbólica uma semente de árvore nativa.
 
No Ecomuseu, as exposições temporárias Feito à mão, A arte do xadrez e A floresta através dos sentidos, abertas em outubro, têm surtido o mesmo efeito. Neste feriadão, o museu recebeu 760 visitantes.