Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Feira de negócios reúne em Foz do Iguaçu representantes de 46 países
Tamanho da letra
15/09/2016
 
Frente a frente, o fornecedor de um destino ou serviço turístico de um país da América do Sul ou Central negocia com o comprador, que veio da América do Norte, Europa, Ásia ou região do Pacífico. A cena se repete nos 247 estandes espalhados pelos salões de eventos do Recanto Cataratas Thermas Resort e Convention Center, em Foz do Iguaçu, que sedia a 40ª Travel Mart Latin America (TMLA).
 
 
As transações são feitas rapidamente, porque o encontro dos potenciais compradores (buyers) com os fornecedores (suppliers) já havia sido marcado bem antes da data do evento, com troca de e-mails. Participam da TMLA, que abriu na quarta-feira (14), no Hotel Bourbon, e prossegue nesta sexta-feira (16), no Recanto, representantes de 46 países.
 
Entre os 250 compradores, destacam-se os norte-americanos (40% do total), depois os europeus (30%) e australianos (10%). Participam, ainda, compradores do Japão, Coreia do Sul, Israel e África do Sul. Entre os fornecedores, estão 240 empresas sul e centro-americanas, das quais 32 são brasileiras.
 
“Turismo com preservação”
 
Na abertura da TMLA, no Hotel Bourbon, a saudação aos participantes do evento, em nome da Gestão Integrada do Turismo, foi feita pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, que falou logo após a exibição do novo filme (em 4K) do Destino Iguaçu.
 
Piolla disse que, como mostrou o vídeo, “Foz do Iguaçu é um destino de natureza, que tem a água e a biodiversidade como seus maiores atrativos”. Lembrou que as Cataratas são uma das sete maravilhas da natureza e que o Parque Nacional do Iguaçu foi declarado pela Unesco patrimônio natural da humanidade. E destacou: “Aqui, fazemos turismo com preservação ambiental”.
 
Mais turistas 
 
Os organizadores locais do evento calculam que, para Foz do Iguaçu, o resultado da TMLA aparecerá já a partir de 2017, com aumento entre 8% e 10% na vinda de turistas estrangeiros. Mas os reflexos vão perdurar pelos próximos anos, com taxas de crescimento entre 15% e 20%, como aconteceu em 2004, ano em que Foz sediou pela primeira vez a feira de negócios.
 
A participação na TMLA, além de dois dias de negociações (quinta e sexta-feira), inclui visitas aos principais atrativos turísticos de Foz – as Cataratas, o Parque das Aves e a usina de Itaipu. Na quarta-feira, muitos participantes já aproveitaram para conhecer os atrativos, mas o sábado (17) será a oportunidade para os outros também fazerem a visita.
 
Em entrevista coletiva, Bill Coleman, da empresa William Coleman, Inc, responsável pela Travel Market Latin America, diz que o evento é organizado de forma a que participem “buyers” de todo tipo de turismo. Eles vêm para “fechar negócio”, já que até mesmo o horário dos encontros com os fornecedores é estabelecido antecipadamente.
 
“Ousadia”
 
A atração da TMLA, no caso de Foz do Iguaçu, foi facilitada pela atuação da Gestão Integrada do Turismo. Esta edição da TMLA contou com o apoio da Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Fundo Iguaçu, Sindicato de Hotéis, Foz do Iguaçu Host Hotels e Secretaria Municipal de Turismo, além da Embratur e outras empresas. 
 
Bill Coleman, que esteve em Foz do Iguaçu na TMLA de 2004, diz que o destino teve muitas melhorias nesses 12 anos. Ele destacou a qualidade dos hotéis, como o próprio Recanto (“era um três estrelas, hoje tem nível de primeiro mundo”), o Bourbon (“está sempre se atualizando para manter o nível”) e resorts como o Mabu e o Wish, que “eram mais simples”. Também elogiou o transporte nos ônibus de turismo - é “de primeira linha”.
 
O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, diz que os hotéis já estão preparados para atender clientes “das melhores agências do mundo”. Além dos investimentos em melhorias, ele cita também a preocupação com a qualificação profissional, lembrando que, há poucos meses, foi inaugurado o Centro de Capacitação, para aperfeiçoar a mão de obra da hotelaria e da gastronomia.
 
A William Coleman, Inc tem sede nos Estados Unidos e escritórios no Canadá e Inglaterra. A primeira edição da TMLA foi no Peru, em 1978. No Brasil, o evento já passou por Salvador (BA), em 1988; Manaus (AM), em 1996; Fortaleza (CE), em 2000; Foz do Iguaçu (PR), em 2004; e Florianópolis (SC), em 2011. A última edição foi na Cidade da Guatemala, na Guatemala.