Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Exposição “Afinal – O que é Arqueologia?” chega ao Ecomuseu
Tamanho da letra
17/05/2006

Hoje (quinta-feira, 18), Dia Internacional dos Museus, será aberta no Ecomuseu, às 20h, a exposição itinerante “Afinal – O que é Arqueologia?”, uma das atrações do espaço para a Semana Nacional de Museus. A mostra integra o calendário das comemorações do aniversário de 32 anos de Itaipu. A exposição foi trazida do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. Essa é a  primeira vez que a mostra é apresentada fora do estado de Santa Catarina.

 

A mostra arqueológica valoriza o tato, propondo a inclusão de portadores de deficiência visual, não apenas com textos em braile, mas também permitindo que os visitantes toquem os artefatos, promovendo jogos e exercícios de interação lúdica.

 

“Todo o ambiente está sendo pensado para que o deficiente visual consiga se deslocar com facilidade, podendo ou não pedir o auxílio de um monitor”, explica o educador do museu de Joinville, Gerson Machado, que está treinando os monitores do Ecomuseu para o atendimento aos visitantes especiais. “Também contemplamos os portadores de visão subnormal, disponibilizando lupas e utilizando cores contrastantes na mostra”, disse.  

 

Agenda  

 

A exposição permanece no Ecomuseu até o dia 20 de agosto, de terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e 14h às 17h30), domingos (14h às 17h30) e em horários especiais para acadêmicos, mediante agendamento prévio.

 

Serviço para imprensa:

 

Estarão presentes na abertura profissionais e alunos do Centro de Estimulação Visual, que funciona na Escola Municipal Ponte da Amizade e atende portadores de deficiência visual de todas as idades.

 

Museu Vivo 

 

Ainda explorando o tato, os visitantes do Ecomuseu poderão, até o dia 31 de maio, participar da trilha interpretativa “Museu vivo através dos sentidos” (foto), percebendo no tato as diversas peças disponíveis no acervo, como animais empalhados e cerâmicas pré-históricas, e em seguida fazendo a representação artística ou literária do que sentiram.

 

A programação continua no Espaço Educativo do Ecomuseu, com a peça teatral “Crônicas do Museu”, no dia 21, às 15h, montada e encenada por crianças e jovens da comunidade (Grupo Comunidade Crescer), com curiosidades e histórias divertidas sobre o cotidiano da instituição.