Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Exposição de Sebastião Salgado celebra 40 anos de Itaipu
Tamanho da letra
29/05/2014

Em comemoração aos 40 anos da Itaipu Binacional e aos 100 anos de Foz do Iguaçu, no dia 6 de junho será aberta a exposição fotográfica “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, um dos principais fotógrafos da atualidade. A abertura da mostra será às 19h, no Ecomuseu da Itaipu, com a presença de Salgado e da curadora da mostra, Leila Wanick Salgado.

Serão expostas 150 fotos de uma série de 29 reportagens sobre trabalho manual, realizadas pelo fotógrafo na década de 1980. Será uma oportunidade única de admirar as imagens, que não são exibidas em mostras há quase uma década. O livro “Trabalhadores”, que reúne as imagens, foi publicado em 1993 e está esgotado nas livrarias brasileiras.

Segundo Paulino Motter, assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu, a escolha não foi aleatória. “Esta mostra é perfeita para homenagear os mais de 100 mil trabalhadores que estiveram envolvidos na construção da usina e que merecem ser lembrados neste aniversário”, disse. Nas fotos, Salgado retrata a rotina de trabalhadores de todo o mundo que usam suas mãos para produzir e criar.

A relação do tema com a usina foi o principal motivo de ter sido esta a exposição escolhida para vir a Foz do Iguaçu. O último grande projeto de Salgado, “Gênesis”, está excursionando simultaneamente nos cinco continentes. No Brasil, depois de passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Porto Alegre, chega a Belo Horizonte dia 3 de junho.

Preparação

Toda uma ala do Ecomuseu vem sendo preparada desde o dia 19 de maio para receber a exposição. “As adequações do espaço envolveram diversos trabalhos técnicos, construção de novas paredes, iluminação específica, nova pintura, o que envolveu diretamente diversas áreas de Itaipu e a equipe responsável pelas exposições de Sebastião Salgado”, explicou a gestora do Programa de Valorização do Patrimônio Institucional e Regional de Itaipu, Tatiara Damas.

Na usina, três banners instalados em pontos estratégicos mostrarão fotografias da exposição aos turistas e empregados, convidando-os a conhecer a mostra. Também há painéis no Centro de Recepção de Visitantes e no Parque Nacional do Iguaçu.

A exposição “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, é uma iniciativa da Itaipu Binacional, com patrocínio da Renault do Brasil e Instituto Renault. A exposição ficará aberta ao público, no Ecomuseu da Itaipu, de 7 de junho a 7 de setembro, período que abrange as férias escolares e a Copa do Mundo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30.