Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Exame inédito na região é oferecido aos recém-nascidos no Hospital Costa Cavalcanti
Tamanho da letra
08/11/2006

Depois de Curitiba e Araucária, Foz do Iguaçu é mais uma cidade paranaense a realizar o exame de triagem auditiva neonatal. A partir deste mês o “teste da orelhinha”, como é conhecido, será feito em todas as crianças nascidas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. O exame detecta precocemente deficiências auditivas, permitindo tratamento imediato. Sem ele, o problema só é descoberto pelos pais por volta dos quatro anos de idade, quando a criança já tem o processo de aprendizagem da fala e da linguagem prejudicados. Por isso, a importância da prevenção.

 

Segundo a fonoaudióloga, Carolina Funchal de Faria, que coordena o programa, os problemas auditivos são mais freqüentes do que muitos imaginam. “Trinta, em cada dez mil bebês, tem algum problema de audição, mas o tratamento fica mais fácil se o diagnóstico for feito cedo”, afirma.

 

O teste é feito diariamente, das 14 às 16 horas, no bloco de Alojamento Conjunto, onde estão internadas mamães e bebês. Ele dura poucos minutos, não é invasivo e não dói. O aparelho, colocado no ouvido, faz um som bem suave, que não incomoda o bebê e o próprio equipamento mede a resposta dada pelas células auditivas.

 

O projeto é dividido em quatro etapas. A primeira delas consiste no próprio teste, em caso de resultado positivo, dentro de 30 dias será feita uma nova avaliação e caso seja necessário haverá ainda um exame complementar mais aprofundado antes do diagnóstico. Se for identificada alteração é recomendado o uso de aparelho auditivo a partir dos seis meses de idade e acompanhamento de um especialista. “Apenas em casos onde não há benefícios com a adaptação do aparelho auditivo é que a cirurgia é indicada”, explica a fonoaudióloga Taisa Damiani.

 

Um convênio entre a Fundação de Saúde Itaiguapy e a Secretaria Municipal de Saúde permite que o teste da orelhinha aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) seja de graça. O exame também está disponível aos particulares e usuários dos planos de saúde. A expectativa é de que sejam realizados por mês em torno de 350 testes no hospital.