Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Estudantes de oito Estados brasileiros começam o estágio de férias na Itaipu
Tamanho da letra
03/07/2017
A vontade de exercitar os ensinamentos acadêmicos na Itaipu, ainda que por pouco tempo, mobiliza universitários de várias regiões do País para o estágio de férias oferecido pela usina no mês de julho, em Foz do Iguaçu. A edição deste ano começou nesta segunda-feira (3). Até 31 de julho, 55 jovens vindos de oito Estados brasileiros terão a oportunidade de fazer da binacional um espaço de aprendizado.
 
Clique na imagem para baixar arquivo em alta resolução. Crédito: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.
 
O grupo enfrentou uma concorrência acirrada. Foram 1.078 inscritos para 55 vagas. É preciso ser bom aluno e boa aluna para ter a chance. O desempenho escolar conta na hora da escolha, feita a partir da análise do histórico escolar e do currículo. A seleção foi feita pela Agência de Integração Empresa Escola Ltda (Agiel) e a Itaipu, entre dezembro de 2016 e março deste ano. Os contratados atuarão nas diretorias Técnica, Geral e de Coordenação.
 
O universitário Gilson de Oliveira Claudino, 21 anos, até hesitou em deixar o calor da cidade onde vive – Quixadá, no sertão cearense – para enfrentar no Sul do País no que poderia ser seu primeiro “inverno de verdade”. O desejo de estagiar na usina, despertado ao saber do Estágio de Férias por meio de uma ex-participante, durante um congresso, falou mais alto do que o receio das baixas temperaturas. “Só tive medo do frio, mas vim assim mesmo”, disse o futuro engenheiro ambiental e sanitarista, aluno do Instituto Federal do Ceará.
 
Para Gilson, que vive a mais de 3.500 km de Foz, vale mesmo é a chance de estagiar "na maior geradora de energia do planeta". “Isso vai engrandecer meu currículo. Todo mundo conhece a Itaipu, a maior do mundo”, afirmou o jovem que encontrou na usina duas situações que o fizeram arrepiar: o gigantismo da barragem e a manhã gelada de inverno desta segunda-feira. “Esta é a primeira vez que passo frio na vida. Mas me arrepiei todo mesmo foi quando vi Itaipu de perto! É uma de grandeza incomparável, os vídeos que eu tinha visto não passam a dimensão."
 
Gabriela Oviedo Alves, 21 anos, também veio de terras quentes para integrar a turma. Aluna do curso de Engenharia de Energia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a recifense é a cara da binacionalidade da Itaipu. Filha de brasileiro e paraguaia, ela tem parentes em Ciudad del Este. A estudante conheceu a usina quando era criança, bem antes de optar pela profissão de engenheira especializada em energia. O histórico familiar foi um dos motivos, mas não determinou sua vinda à Itaipu.
 
“A empresa é muito importante para a minha área de estudo”, disse a jovem, hoje pesquisadora de tecnologias do biometano. Itaipu é um campo fértil para sua pesquisa. Em junho, a empresa inaugurou, dentro de seu espaço, a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano - a primeira do Brasil a utilizar como matéria-prima uma mistura de esgoto, restos orgânicos de restaurantes e poda de grama.
 
Neste ano, a seleção incluiu também estudantes dos cursos de engenharias elétrica, civil, mecânica, mecatrônica, de produção; arquitetura e urbanismo; medicina veterinária, ciências biológicas, farmácia e química.
 
Representatividade de todo o País
 
A maioria dos estagiários de férias está habituada ao inverno do Paraná. Nesta edição, o Estado é o primeiro em número de participantes, com 25 estudantes. Minas Gerais vem na sequência (16), seguido pelo Distrito Federal (6), Rio Grande do Sul (4), Ceará (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1).
 
Antes de seguirem às áreas, os universitários passam por dois dias de integração. A atividade começou nesta segunda-feira com visita técnica à usina. Para que tenham um panorama geral da empresa, eles têm palestras sobre Segurança Empresarial, produção de energia, educação ambiental, saúde e segurança no trabalho.
 
Para a próxima edição (julho de 2018), as inscrições devem seguir o mesmo formato, via site da www.agiel.com.br. Não há data definida para a abertura da seleção. “Verificamos as áreas que receberam estagiários de férias, no ano anterior, a partir daí é que abrimos as vagas”, explicou Izaura Weng, coordenadora de Estágio, da Divisão de Seleção e Acompanhamento de Recursos Humanos de Itaipu.