Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Especialistas inspecionam estruturas civis de Itaipu
Tamanho da letra
23/11/2006

Durante esta semana, um grupo de especialistas em engenharia de grandes barragens, que no linguajar técnico é conhecido como “board de consultores civis”, esteve em Itaipu para fazer a análise do desempenho das estruturas civis da usina. O relatório do “board”, que traz a avaliação sobre as condições de segurança e uso das estruturas civis da Itaipu, será apresentado nesta sexta-feira (24), às 10 horas, para os diretores da empresa.

 

Mesmo antes de apresentar oficialmente o resultado da análise, os especialistas do “board” afirmaram que o desempenho das estruturas civis da Itaipu está normal. Segundo o consultor internacional Gurmukh Sarkaria, a barragem, assim como as demais estruturas, está em perfeitas condições. Já o consultor Nelson Sousa Pinto destacou que o controle de segurança de barragens feito pela Itaipu, que é considerado uma referência entre grandes hidrelétricas, é essencial para garantir a segurança das estruturas.

 

”O comportamento das estruturas está normal porque a obra foi projetada com muita segurança e é mantida muito bem. Itaipu é uma obra de magnitude excepcional e, por isso, a responsabilidade com a segurança deve ser muito grande”, explicou.

 

A análise do desempenho das estruturas civis da Itaipu é feita pelo “board” a cada quatro anos. O trabalho inclui a fiscalização minuciosa do comportamento global das estruturas civis da usina e de pontos estratégicos, como a barragem principal, o vertedouro, o reservatório, a barragem de terra, a Casa de Força e o Edifício de Produção.

 

Além da inspeção, a avaliação do “board” também é baseada nos dados obtidos através do monitoramento diário das estruturas da Itaipu. Este trabalho é executado pela equipe de segurança de barragens da Itaipu, com o auxílio de instrumentos embutidos no concreto e na fundação das estruturas, que medem os esforços incidentes sobre a barragem, bem como outros fatores que influenciam no funcionamento dos conjuntos estruturais.

 

Quem está no board

 

O board de especialistas responsável pela avaliação do desempenho da estrutura da Itaipu foi criado em 1974 e, neste período, já se reuniu mais de 40 vezes. Atualmente, é formado pelos consultores internacionais Gurmukh Sarkaria (chairman – USA) e Nelson Pinto (Brasil); pelos consultores Paulo Teixeira Cruz e Victor Souza Lima, representando o Brasil; e Juan Jose Bósio e Vidal Galeano Burgos, representando o Paraguai.

 

Entre os seis especialistas do board, o destaque é o engenheiro Sarkaria, que foi o coordenador geral do projeto para a construção da Itaipu. Considerado um dos maiores especialistas do mundo, Sarkaria foi quem criou o layout e escolheu o local ideal para a construção da usina. Também foram dele algumas das principais decisões sobre a obra, como o formato da barragem e do vertedouro.

 

Já o consultor Nelson Souza Pinto, especialista em segurança de grandes barragens, foi o engenheiro responsável pelos estudos do modelo hidráulico para o projeto do vertedouro de Itaipu. Recentemente, o paranaense, natural de Curitiba, foi eleito destaque do ano em segurança de barragens pelo International Comission on Large Dams (Icold).

 

 
Atenção, pauta:

Se houver interesse em fazer a cobertura da entrega da avaliação feita pelo “board” aos Diretores de Itaipu, os repórteres devem estar às 9 horas no Centro de Recepção de Visitantes da Usina.

O telefone para contato é 9975-5720, com Maria Auxiliadora.