Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Engenheiro de Itaipu cria método de diagnóstico de câncer
Tamanho da letra
09/10/2014

O engenheiro eletrônico Moacir Fonteque Junior, do Departamento de Operação de Segurança (SEO.AD), desenvolveu um método inédito de preparação de pacientes para exames de colonoscopia. No futuro, esse método poderá melhorar a precisão do diagnóstico do câncer colorretal.

O trabalho, que teve apoio de Itaipu, foi feito durante o curso de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos – Laboratório de Bioinformática.

A pesquisa contou ainda com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp). Fonteque defendeu a tese no último dia 1º de outubro e o trabalho foi aprovado com louvor.

O engenheiro explicou que desenvolveu no mestrado um aparelho para complementar o processo de preparação do paciente para a colonoscopia. Segundo ele, esse processo é inédito no mundo e já está em processo de patente pela Inova – a Agência de Inovação da Unicamp.

“Para fazer a colonoscopia, você tem que fazer a preparação do paciente, com laxantes, para eliminar impurezas do intestino. Mas algumas vezes ainda ficam secreções [no órgão] que podem prejudicar a visualização do tumor”, relatou Fonteque.

“Com este novo método, é injetado um líquido sob condições específicas no paciente, por meio do colonoscópio, que remove essas impurezas e facilita a visualização – e, por consequência, a detecção precoce de tumores, os quais podem se transformar em câncer caso não sejam tratados em tempo hábil”, acrescentou.

Ainda segundo o engenheiro, o tumor colorretal é a terceira causa de morte por câncer no mundo, mas o diagnóstico precoce pode garantir uma sobrevida de até 90% dos pacientes. “Porque muitas vezes o câncer evolui de forma silenciosa e, quando surgem os primeiros sintomas, a doença já está em fase avançada”, comentou.

O engenheiro disse que agora pretende desenvolver um doutorado, na Unicamp, para aprofundar os estudos. “No mestrado, toda a pesquisa foi feita em cenários experimentais. Agora vamos partir para experimentação com animais e, no final, com seres humanos”, adiantou.

Sobre a pesquisa

O tema da pesquisa de mestrado de Fonteque foi Método de Lavagem de Tecido Colorretal para Colonoscópios, com Controle Automático dos Parâmetros Vazão e Volume.

A professora Huei Diana Lee, da Unioeste, foi a orientadora do trabalho, que teve a co-orientação dos professores Wu Feng Chung e Cláudio Saddy Rodrigues Coy.

A banca contou ainda com a participação, como convidado, do professor João José Fagundes, da Unicamp. Segundo Fonteque, Fagundes e Coy são considerados dois dos principais especialistas na área biomédica da universidade paulista.