Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Engenheiro Airton Dipp é o novo diretor técnico executivo da Itaipu
Tamanho da letra
24/03/2014

O gaúcho Airton Dipp, de 63 anos, engenheiro civil, professor e político, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff como novo diretor técnico executivo da Itaipu Binacional. O decreto, com data de sexta-feira (21), foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda (24).
     
Dipp assume uma diretoria técnica azeitada, detentora dos recordes mundiais de produção de energia nos últimos anos. De 2010 a 2012, a equipe teve de enfrentar o desafio de desmontar uma unidade geradora para reparos e voltar a montá-la – com resultados acima da expectativa.
     
Biografia
     
Formado em Engenharia Civil pela UFRGS e pós-graduado em Engenharia de Segurança e em Estruturas de Concreto Armado, Dipp foi secretário municipal de Obras de Passo Fundo e, posteriormente, secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, na década de 90. Já exerceu o cargo de prefeito de Passo Fundo em três mandatos: 1989, 2005 e 2009.
      
Em 1994, foi eleito deputado Federal para o mandato de 95/98. Depois, foi reeleito para o mandato 99/2002. Na Câmara dos Deputados, Dipp atuou nas Comissões de Minas e Energia; Comissão de Relações Exteriores; Comissão Mista de Orçamento e Comissão Mista que discutiu a crise energética. Já participou das Comissões de Agricultura; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Economia, Indústria e Comércio. Atualmente, é Diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos (AGDI).