Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Encontro Trinacional termina com documento para gestão das águas
Tamanho da letra
05/06/2007

O 1º Encontro Trinacional para Gestão de Águas Fronteiriças e Transfronteiriças, realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, termina hoje com a elaboração de um documento contendo recomendações para a gestão comum das águas fronteiriças e transfronteiriças. Amanhã, representantes da Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos se reúnem para avaliar e discutir as propostas apresentadas.

 

Cerca de 300 técnicos da área de meio ambiente e recursos hídricos do Brasil, Paraguai e Argentina participaram do evento. Durante os dois dias do evento, eles discutiram propostas comuns para a preservação e recuperação das bacias do rio Paraná III, que é comum ao Brasil e ao Paraguai, e a Bacia do Santo Antônio, que faz divisa entre Brasil e Argentina.

 

Durante o encontro foram promovidas oficinas de identificação de oportunidades de integração envolvendo conceitos sobre gestão de águas, aspectos legais e institucionais e instrumentos de gestão. Algumas instituições também apresentaram suas experiências em gestão de bacias hidrográficas.

 

A Itaipu Binacional apresentou as ações desenvolvidas através do Programa Cultivando Água Boa. Com um conjunto de 70 projetos e 108 ações socioambientais voltados ao desenvolvimento sustentável, o Cultivando Água Boa consiste na preservação de rios, do solo e da vida na bacia hidrográfica do Paraná III, que compreende 29 microbacias afluentes do lago da usina. Uma das linhas de ação é a gestão por microbacias, compreendendo os afluentes e subafluentes do Paraná desde suas nascentes.

 

Sanepar

 

A Sanepar, uma das parceiras do evento, também apresentou seus projetos e programas de gestão de bacias hidrográficas. A apresentação da atuação da Sanepar foi feita pelo gerente da Unidade de Gestão Ambiental, Pedro Franco, que destacou a participação da Sanepar nos comitês de bacias como uma das ações mais importantes para a política de preservação dos recursos hídricos. 

 

Entre os projetos e programas apresentados durante o evento está o “Viva a Natureza, Se ligue na rede”, em que usuários são orientados sobre a necessidade de fazer adequadamente a ligação do esgoto à rede coletora da Sanepar para não comprometer o tratamento do esgoto e poluir os rios. Outro programa apresentado foi o Fundo Azul, pelo qual a Sanepar financia projetos de recuperação e conservação de mananciais de abastecimento de água. Em todo o Paraná, a empresa já aplicou cerca de R$ 550 mil, em parceria com ONGs e prefeituras.