Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Encontro Trinacional debate gestão de águas fronteiriças e transfronteiriças
Tamanho da letra
01/06/2007

Cerca de 300 técnicos da área de meio ambiente e recursos hídricos do Brasil, Paraguai e Argentina participam, a partir de domingo, dia 3, até o dia 6 de junho, em Foz do Iguaçu, do I Encontro Trinacional para Gestão de Águas Fronteiriças e Transfronteiriças. Durante o evento, serão discutidas propostas comuns para a preservação e recuperação das bacias do rio Paraná III e bacia do rio Santo Antonio.

 

A abertura do encontro será às 19h de domingo, no Hotel Rafain Palace. A solenidade será seguida de uma conferência sobre o tema “As águas fronteiriças e transfronteiriças na América Latina e Caribe”, com o professor Víctor Pochat. Já nos dias 4, 5 e 6, a programação do evento será toda no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com início às 9 horas.

 

O I Encontro Trinacional para Gestão de Águas Fronteiriças e Transfronteiriças é uma promoção da Itaipu Binacional, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e instituições dos governos do Brasil, do estado de Santa Catarina, do Paraguai e da Argentina. 

 

Durante o encontro, os três países vão discutir e estabelecer diretrizes para a gestão integrada da Bacia do Rio Paraná III, que é comum ao Brasil e ao Paraguai, e a Bacia do Santo Antônio, que faz divisa entre Brasil e Argentina.

 

Entre os temas previstos no cronograma do encontro estão “Gestão de águas: marco constitucional e legal”, “Acordos bilaterais, multilaterais e projetos no âmbito da Bacia do Prata”, “Instrumentos de gestão” e “Casos e experiências na gestão de águas transfronteiriças”, além de oficinas, visitas técnicas e eventos paralelos.

 

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a proposta do encontro é fortalecer ações já desenvolvidas e identificar formas de concretizar práticas em beneficio da sociedade e dos rios que compõem as bacias. Todas as estratégias apresentadas farão parte de um documento final que, posteriormente, será encaminhado à Câmara Técnica da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos.

 

“Queremos que os técnicos e participantes deste evento proponham atividades que possam ser realmente implementadas a curto e médio prazo”, disse o secretário.

 

Para o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, o encontro representa um novo tempo em relação ao diálogo entre os três países.

 

“É uma oportunidade muito rica por se tratar de um encontro de bacias entre três fronteiras. Somos vizinhos e precisamos ter ações comuns e permanentes no que diz respeito ao manejo adequado do solo e da água”, afirmou Nelton.