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Meio Ambiente
Encontro discute educação no Centro de Saberes
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17/09/2007

A continuidade dos trabalhos de educação socioambiental para um futuro sustentável na gestão das águas e dos territórios da Bacia do Prata será o principal tema do III Encontro do Conselho Diretivo do Centro dos Saberes e Cuidados Socioambientais e do I Encontro do GAP I (Grupo de Aprendizado Permanente) que acontece nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Assunção, no Paraguai.

 

O encontro reunirá representantes dos cinco países banhados pela Bacia: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de ratificar o interesse dos governos, representantes da sociedade civil e demais entidades na construção de uma proposta comum de ação e educação socioambiental para um futuro sustentável na gestão das águas e dos territórios da Bacia do Prata.

 

Trata-se de uma iniciativa pioneira para a soma de esforços aos que já existem em desenvolvimento nos cinco países e aos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC).

 

No evento serão lançadas as propostas do processo de formação para capacitar 2 mil educadores na Bacia, podendo atingir 1 milhão de cidadãos desse território  até 2009.

 

Estarão presentes autoridades dos ministérios de Meio Ambiente dos cinco países, o secretário geral do CIC, o coordenador da Rede de Educação Ambiental do PNUMA, Enrique Leff, diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional, o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Sotuyo, e representantes da sociedade civil.

 

O Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata foi constituído em conseqüência das questões ambientais globais, regionais e locais, respeitando as assimetrias e soberanias de cada país.

 

Os eixos principais de reflexão e propostas estabelecidas no Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Financeira do Centro são:

a) A água como tema integrador
b) A Bacia do Prata como território operacional
c) O pensamento ambiental como marco conceitual da ação
d) A educação ambiental como mobilizadora social e
e) A construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.