Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Encontro de gigantes: Itaipu recebe presidente de Três Gargantas
Tamanho da letra
26/10/2016
 
O presidente da China Three Gorges Corporation (CTG), Wang Lin, visitou nesta quarta-feira (26) a hidrelétrica de Itaipu, onde foi recebido pelo diretor-geral brasileiro da binacional, Jorge Samek, e pelos diretores técnicos, José María Sánchez Tilleria (Paraguai) e Airton Dipp (Brasil). Três Gargantas, na China, e Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai são as duas maiores hidrelétricas do mundo, com previsão de produzir 90 milhões de megawatts/hora (MWh) e mais de 100 milhões de MWh, em 2016, respectivamente.
 
 
“Mais de 90% dos países do mundo não tem a produção de nossas usinas somadas”, afirmou Samek na saudação ao executivo chinês, que retribuiu: “A Itaipu é um ídolo em nossos corações. Tivemos muito apoio da binacional durante a construção de Três Gargantas. No futuro, queremos cooperar não só na área técnica, mas também na proteção ao meio ambiente”.
 
Samek fez uma apresentação sobre diversos aspectos da operação de Itaipu, destacando os excelentes índices de produtividade, graças à sintonia entre as equipes de operação e manutenção. A indisponibilidade programada (tempo que as máquinas deixam de produzir para manutenções agendadas) é de menos de 4%, enquanto a indisponibilidade forçada (para paradas imprevistas) é de menos de 1%.
 
Esses excelentes índices, associados à afluência da Bacia Hidrográfica do Paraná e à demanda por energia dos mercados brasileiro e paraguaio, têm permitido à Itaipu viver o seu melhor ano em 2016. A expectativa da binacional é estabelecer um novo recorde mundial de produção, com mais de 100 milhões de MWh anuais. 
 
 
O recorde mundial atual é de Três Gargantas, que produziu 98,8 milhões MWh/ano em 2014. Itaipu teve sua melhor marca no ano anterior, com 98,6 milhões MWh/ano. A usina chinesa, no entanto, tem uma capacidade instalada de 22.400 MW, contra 14.000 MW da binacional. 
 
Samek também apresentou diversos projetos da Itaipu, como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que abriga diversas iniciativas em parceria com universidades e organizações nacionais e internacionais, e o Cultivando Água Boa, premiado com o Water for Life, da ONU-Água, como a melhor prática de gestão das águas. Lin respondeu que tem acompanhado os sucessos recentes da Itaipu e felicitou a diretoria da empresa pela conquista desse reconhecimento da ONU.
 
“Todos os projetos de atualização e modernização tecnológica da Itaipu estão sendo desenvolvidos aqui mesmo no PTI. E colocamos esse know-how à disposição para novas parcerias com Três Gargantas”, acrescentou Samek.
 
A visita também foi acompanhada do presidente da CTG Brasil, Li Yinsheng, e de outros executivos da empresa. Conforme Yinsheng, Wang Lin está no Brasil para visitar os empreendimentos da CTG no País. 
 
Atualmente a CTG-Brasil é a segunda produtora de energia renovável no setor elétrico brasileiro, entre as empresas de capital privado. Em 2013, a companhia estreou com a compra de 50% das usinas hidrelétricas de Santo Antônio do Jari (PA) e Cachoeira Caldeirão (AP), e 33,3% de São Manoel (MT). Em 2015, comprou 100% das usinas de Salto (GO) e Garibaldi (SC). Ainda no ano passado comprou 49% de participação em 11 empreendimentos de energia eólica. Em janeiro deste ano, passou a controlar as hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira (ambas em SP).