Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Encontro com Undesa encerra pauta internacional da Itaipu na ONU
Tamanho da letra
21/07/2017
O diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, James Spalding, e o diretor de Coordenação, Hélio Amaral, encerram a pauta internacional da Itaipu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nesta quarta-feira (19), com um encontro com representantes do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa).
 
 
Cada vez mais conectada às questões globais de sustentabilidade, a empresa estuda e aplica na prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema principal da agenda internacional desta semana, na sede da ONU. A binacional integra a iniciativa global denominada Soluções Sustentáveis em Água e Energia (Sustainable and Energy Solutions), da Undesa.
 
Essa iniciativa prevê uma abordagem integrada sobre os ODS de números 6 e 7, que tratam de “Água limpa e saneamento” e “Energia limpa e acessível”, ambos integrantes da Agenda 2030, da ONU.
 
Em abril, diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu e o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Undesa, Juwang Zhu, firmaram, em Nova York, um memorando de intenções com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis em água e energia. Técnicos da Itaipu e do Undesa vêm trabalhando no detalhamento do projeto de cooperação, que deverá ser concluído em agosto, quando será lançado na usina, em caráter binacional. A oficialização será em Assembleia Geral da ONU, possivelmente em setembro.
 
Itaipu e PNUD 
 
Alguns desses pontos da parceria entre Itaipu e Undesa foram discutidos pelo diretor de Coordenação com o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Brasil, Nicky Fabianic. Também participaram da reunião o diretor-geral paraguaio; o representante da Undesa e secretário da ONU-Energia, Ivan Vera; o ministro de Planificação do Paraguai, José Molinas; e o embaixador do país vizinho na ONU, Júlio César Arriola. Na ocasião, foram entregues os relatórios de sustentabilidade das duas margens da usina.