Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Empresas reafirmam seu papel na busca pelo DEL
Tamanho da letra
04/11/2013

A contribuição das empresas para o desenvolvimento econômico local (DEL) foi debatida no painel "Responsabilidade Social Corporativa: Envolver-se com o território para estimular o DEL", na quarta-feira (30). O debate fez parte da programação do 2º Fórum Mundial de DEL – que terminou na sexta-feira (1º), no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu.
   
O painel foi coordenado pela assessora de Responsabilidade Social da Itaipu (RS.GB), Heloisa Covolan, que também apresentou as iniciativas de DEL da empresa. "O DEL ocorre quando empresas, a comunidade local, a sociedade civil organizada, organismos de desenvolvimento e todos os atores presentes se juntam para buscar soluções integradas, alcançadas por meio do diálogo e confiança mútua", afirmou.
   
A conselheira-geral do Pacto Global das Nações Unidas, Ursula Wynhoven, destacou o alinhamento entre o DEL, os 10 Princípios do Pacto Global e a plataforma "Arquitetos de um Mundo Melhor", lançada em setembro, em Nova York, pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
   
"O papel das empresas para a promoção do DEL é respeitar as necessidades locais, apoiar as iniciativas dos envolvidos na busca de soluções, integrando-se a esse trabalho. São essas, também, as características que se esperam das empresas social e ambientalmente responsáveis", destacou.
   
Representando o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, o superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica e Sustentabilidade da holding, Luiz Augusto Figueira, destacou a criação, pela Eletrobras, de Centros de Produção Comunitária, pelos quais são proporcionadas a pequenos produtores rurais melhores condições de produção mediante o uso eficiente de energia elétrica.

Nydia Neer, do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Argentina, afirmou que as empresas devem ouvir as comunidades para operar e promover o DEL. Jenny Karlsen, do PNUD no Brasil, apresentou resultados positivos de parcerias multilaterais na promoção do desenvolvimento econômico e social de comunidades em vários pontos do Brasil. E o presidente da escola de negócios ISAE/Fundação Getúlio Vargas, Normam Arruda, que representou a rede Brasileira do Pacto Global, ressaltou um dos conceitos do DEL, que é pensar globalmente e agir localmente.