Tecnologia
Em um ano, projeto de Itaipu evita a emissão de 6 ton de carbono
19/05/2015
Na véspera de completar um ano de operação, no próximo dia 5 de junho, o projeto-piloto Curitiba Ecoelétrico, desenvolvido por Itaipu Binacional, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Aliança Renault-Nissan e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal, poupou o céu da capital paranaense de receber quase seis toneladas de dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global. O número equivale a 4.722 litros de gasolina, ou 29,5 barris de petróleo (considerando 160 litros de combustível para cada barril de petróleo). Os dados serão apresentados nesta quarta-feira (20), às 16h30, em Curitiba, pela diretora financeira executiva da binacional, Margaret Groff, dentro da programação do Smart City Business América Congress & Expo. Considerado o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade nas cidades, o congresso reúne – de 19 a 21 de maio – especialistas de todo o mundo para falar sobre ideias e soluções para as cidades inteligentes. O Curitiba Ecoelétrico integra o Programa de Mobilidade Inteligente (Mob-i) de Itaipu, ao lado dos pilotos Brasília Ecomóvel e Mob-i ONU, ambos desenvolvidos na capital federal, e o Mob-i Itaipu, em Foz do Iguaçu. Além dos carros elétricos, o projeto conta com postos para abastecimento (os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados. Um estande de Itaipu no Smart City Business América Congress vai apresentar detalhes de cada projeto-piloto do Mob-i, além de expor um dos veículos que compõem a frota de elétricos da usina – o compacto elétrico Renault Twizy, montado dentro da própria Itaipu. Conectividade Em Curitiba, o Ecoelétrico conta hoje com 12 veículos elétricos e dez eletropostos, conectados a um centro de monitoramento e controle. Os carros são utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelos gabinetes do prefeito e da vice-prefeita. “Esse é um projeto-piloto pioneiro no mundo, que garante total conectividade de diferentes devices (dispositivos) e usuários, incluindo smartphones e sistemas inteligentes embarcados”, avalia Margaret Groff, que é coordenadora executiva do Mob-i. “Trata-se de uma cooperação técnica de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, valorizando a interação entre os diferentes modais e o compartilhamento de veículos, entre outros benefícios”, completou. Reconhecimento internacional Em janeiro, o Curitiba Ecoelétrico foi selecionado pela Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade para integrar a publicação Sustentabilidade Urbana: Experiências na América Latina. O trabalho tem o objetivo de disseminar casos de sucesso de cidades latino-americanas em temas que vão da infraestrutura verde urbana à gestão sustentável de recursos naturais. A experiência de Itaipu e parceiros também foi apresentada em diversos fóruns no Brasil e no mundo – como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20), em dezembro, em Lima, no Peru; no Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha); e no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a maior feira automobilística da América Latina. Para Margaret Groff, o reconhecimento internacional mostra que as ações de Itaipu nas áreas de sustentabilidade, inovação e meio ambiente têm potencial de servir de referência na formulação de políticas públicas, contribuindo para a melhoria da vida nas cidades. Pioneirismo Além do Mob-i, Itaipu desenvolve desde 2006, em parceria com a companhia suíça KWO e outras empresas do Brasil e do exterior, o Programa Veículo Elétrico (VE). A empresa já montou em um galpão dentro da usina mais de 80 protótipos elétricos, a metade incorporada à própria frota e o restante destinada a empresas parceiras do programa. As linhas de pesquisa incluem carros de passeio, caminhão, utilitário, ônibus e até um avião, todos equipados com motor elétrico. A empresa também mantém uma oficina para montagem dos compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro. |