Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Em um ano de seca histórica, Itaipu produz 87,8 milhões de MWh
Tamanho da letra
02/01/2015

A Itaipu chega ao final de 2014 com 87,8 milhões de megawatts-hora (MWh), produção considerada acima das expectativas para um cenário atípico, no qual o Rio Paraná enfrentou a quarta maior seca em 84 anos – a maior desde o início da operação da usina. Itaipu permanece na liderança global em geração acumulada de energia, com 2,2 bilhões de MWh, e é a hidrelétrica com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo. 

Em 2014, a hidrelétrica brasileiro-paraguaia atingiu o melhor índice de desempenho dos 30 anos de geração, com 99,3% de eficiência operacional. Não houve praticamente perdas. Toda água turbinável foi usada na geração de energia. Na prática, significa que se Itaipu tivesse mais matéria-prima para operar, mais energia seria gerada pela usina.

Já em um regime hidrológico excelente, ao contrário do enfrentado pela Itaipu este ano, a usina chinesa de Três Gargantas produziu 98,8 milhões de MWh. Com essa produção, a chinesa supera em meio dia o recorde anual de Itaipu, registrado em 2013.

Para chegar à marca da produção acumulada de Itaipu de 2,2 bilhões de MWh, Três Gargantas, que tem uma capacidade instalada 40% superior - a maior do mundo, com 22.400 MW de potência contra os 14 mil MW de Itaipu – levaria pelo menos 140 anos, isso produzindo anualmente 10 milhões a mais que a geração de 2014.

A meta de Itaipu é chegar aos 100 milhões anuais de MWh, o que deve acontecer num ano de regime hidrológico bom, a exemplo do que ocorreu em 2013, quando Itaipu bateu, pela segunda vez consecutiva, a marca mundial de geração, com 98,6 milhões de MWh.