Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Em Itaipu, domingo é dia de Caminhada na Natureza
Tamanho da letra
30/05/2007

Dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Itaipu Binacional promove no próximo domingo, dia 3, a Caminhada na Natureza. O percurso de 11 quilômetros será percorrido, a partir das 9h, pelas áreas verdes da usina que compõem o Parque da Piracema. Os caminhantes se reúnem às 8h30, no Centro de Recepção de Visitantes.

 

Qualquer pessoa da comunidade pode se inscrever. Para isso, é preciso apresentar documento de identidade e levar um quilo de alimento não perecível (exceto fubá e sal) à Associação de Moradores da Vila A, localizada à Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1.010 (antiga sede do CCAA). O telefone da associação é 3520-5055. A inscrição pode ser feita diariamente até 19h30 e se encerra às 12h de sexta-feira.

 

Feira Vida Orgânica

 

Paralelamente ao Circuito Itaipu da Caminhada na Natureza, na manhã de domingo vai funcionar, no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, a Feira Vida Orgânica, que terá à venda, além de alimentos orgânicos, artesanato da região, inclusive indígena. 

 

O contexto

 

As Caminhadas na Natureza integram o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, dos Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário. Pretendem contribuir para que o turismo contemple as diversidades regionais, a realidade cultural do homem rural, o lazer, a saúde e a geração de emprego e renda. Para isso, o programa preconiza a ampliação e a qualificação dos produtos turísticos, a estruturação dos destinos e o aumento da permanência média dos turistas nos destinos que escolhem.

 

Esta modalidade de turismo vem crescendo no mundo inteiro. No Brasil, onde foi introduzido em 2003, já estão credenciados 106 circuitos em 14 estados. Na região da Bacia do Paraná III já estão consolidados cinco circuitos credenciados pela “Anda Brasil – Confederação Brasileira de Caminhadas, Atividades Não Competitivas e Inclusão Social”, filiada à Federação Internacional de Esportes Populares, que congrega cerca de 6 mil circuitos distribuídos em 39 países.