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Tecnologia
Em Itaipu, começa montagem de protótipos de veículos elétricos
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16/04/2007

A Itaipu Binacional dá início esta semana à montagem dos dois primeiros protótipos de veículos elétricos, encomendados pela Eletrobrás. Os carros devem ficar prontos até o começo de julho. Eles  circularão nas ruas do Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-Americanos. 

 

Técnicos da Fiat chegam a Foz do Iguaçu hoje, terça-feira (17), para treinar e supervisionar a equipe responsável pela montagem dos veículos. Este trabalho vai utilizar mão-de-obra brasileira e paraguaia, selecionada na região de fronteira.

 

As carrocerias dos dois Pálio Weekend que serão adaptados para serem movidos a eletricidade chegaram à Itaipu na sexta-feira. As carrocerias  receberão a bateria especial, motor elétrico, dispositivos eletrônicos, sensores e carregador. Um galpão de Itaipu, antes utilizado como almoxarifado, foi transformado na linha de montagem de protótipos de veículos elétricos. 

 

A linha de montagem deverá ganhar um ritmo mais intenso até o final do ano. A previsão é que serão montados 15 carros, para atender aos pedidos de empresas do setor elétrico do Brasil e do Paraguai. 

 

Somente a Itaipu vai adquirir mais seis protótipos. Atualmente, a usina já conta com um Pálio e um Panda Elettra movidos a eletricidade, mas ambos foram doados pela empresa suíça KWO, que é parceira no projeto de montagem e aperfeiçoamento de carros elétricos.

 

Melhorias progressivas

 

Os dois primeiros protótipos montados em Itaipu, a exemplo dos que vieram da Europa, terão uma autonomia de 120 quilômetros, velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e uma bateria com tempo de recarga de 8 horas. 

 

O gerente da Divisão de Engenharia Eletrônica e Sistema de Controle de Itaipu, Roberto Queiroz, explica que a escolha do modelo Weekend foi da própria Fiat, que julgou o veículo melhor para a adaptação do kit elétrico.

 

”O Pálio Weekend oferece maior estabilidade para receber a bateria, que pesa cerca de 160 quilos. Mesmo sendo um carro maior, é esperada uma performance similar à do Pálio”,  afirmou. 

 

Paralelamente à montagem dos protótipos, serão desenvolvidas linhas de pesquisas que visam aperfeiçoar as tecnologias já existentes para permitir a adequação ao clima tropical e a redução dos custos, assim como a otimização da potência e da autonomia dos veículos elétricos.

 

A meta do projeto é desenvolver, nos próximos cinco anos, um veículo com autonomia de 450 quilômetros, velocidade máxima de 150 quilômetros por hora e tempo de recarga das baterias de 20 minutos. Para isso, deverão passar pela linha de montagem em Itaipu, nesse período, 50 protótipos. 

 

As pesquisas serão desenvolvidas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), representando a Itaipu, e por entidades de pesquisa e desenvolvimento ligadas aos demais parceiros do projeto brasileiras e paraguaias (Eletrobrás, ANDE, Furnas, Copel, CPFL, Cemig e Ampla), além da suíça KWO e da Fiat.

 

Cálculos técnicos desenvolvidos pela Itaipu Binacional indicam que a economia do carro elétrico é quatro a cinco vezes maior do que o modelo tradicional movido a gasolina. Com o preço de um litro de gasolina, por exemplo, seria possível fazer o carro mover-se por 40 a 50 km. O carro consumirá ainda uma energia limpa e renovável.