Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Em Foz, Dilma assume compromisso de facilitar a vida das empreendedoras
Tamanho da letra
18/03/2014

A presidenta Dilma Rousseff assumiu em Foz do Iguaçu, o compromisso de “facilitar a vida da mulher empreendedora”, prometendo reduzir a burocracia e “desembaraçar a abertura de negócios”. A presidenta convocou todos e todas a uma “caravana da simplificação”, para conseguir que estados e municípios participem do processo que visa inclusive a criação de um cadastro único para cada empresa.

Homenageada nesta segunda-feira (17) à noite, como “Expoente Máximo na Política da Nação”, pelo Sistema Fecomércio do Paraná, em solenidade que reuniu no Hotel Rafain Palace cerca de 1.500 empresárias de todo o Estado, a presidenta lembrou que as mulheres representam 63% do total de microempreendedores individuais do Brasil.

Participaram da solenidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), os ministros Thomas Traumann, da Comunicação Social, e Eleonora Meniccuci de Oliveira, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; a senadora Gleisi Hoffmann; o prefeito Reni Pereira; a vice-prefeita Ivone Barofaldi; e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana.

Entre os convidados do evento, estavam o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; a diretora financeira executiva, Margaret Groff; e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich.

Compromisso

“Minha obrigação é descomplicar a vida das mulheres que conquistaram posições, mas enfrentam um emaranhado burocrático ao desenvolver seu negócio”, afirmou a presidenta, em discurso depois das homenagens às mulheres que foram destaque em 2013 pela organização do evento do Fecomércio.

Dilma disse que pretende baixar para apenas cinco dias o prazo para abrir uma empresa e eliminar os mecanismos que hoje praticamente impedem o encerramento de uma atividade empresarial. “É praticamente impossível fechar uma empresa”, disse.

Além de Dilma, o Sistema Fecomércio, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, entregou troféus a 23 mulheres, com três destaques: Lucélia Lecheta, primeira presidente da CRC-PR; Iracema Maria Cerutti; em “Responsabilidade ambiental”; e Nádina Aparecida Moreno, em “Educação”. Outras 20 empresárias foram premiadas como empreendedoras em municípios que têm instalada a Câmara da Mulher Empreendedora.

Elogio

A presidenta Dilma Roussef elogiou a senadora Gleisi Hoffmann, que como ministra da Casa Civil participou de ações do governo em programas de investimentos em infraestrutura, na mudança no modelo de concessões e nas políticas de reestruturação urbana, logística e energética.

Segundo a presidenta, “esses projetos resultaram na melhoria da competitividade dos nossos produtos e representam mais estímulo à produção".
Depois de lembrar que a maioria das empresas cadastradas no Simples é comandada por mulheres, Dilma afirmou que as micro e pequenas empresas são fundamentais para manter o nível de emprego, mesmo em períodos de turbulência financeira mundial.

Ela aproveitou para citar o último índice de emprego no Brasil – “fevereiro de 2014 foi o segundo melhor fevereiro dos últimos 12 anos” – e disse ainda que, até o mês passado, “4,8 milhões de novos empregos foram criados no meu governo”.

“E a criação de empregos beneficia as mulheres, porque fortalece o mercado que, por sua vez demanda novos serviços”, disse. Reconheceu que, no mercado de trabalho, as mulheres ainda ganham menos que o homem para funções iguais, mas que isso significa apenas que “sempre teremos que considerar cada conquista apenas um início para uma nova conquista”.

“A mulher é a nova força que move o Brasil”, disse a presidenta. E, falando diretamente à plateia feminina, falou em tom emocionado: “Nenhuma de vocês, bravas batalhadoras, perdeu a vaidade de ficar bonitas e vieram aqui vestidas com muito bom gosto, o que prova que, além de batalhadoras, vocês valorizam a sua condição feminina".

Dilma Roussef encerrou seu discurso dizendo que “hoje, aqui (nas homenagens da Fecomércio), foi demonstrado o tamanho da força da mulher paranaense, da mulher empreendedora”.