Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Em Assunção, diretores de Itaipu conhecem bairro construído com apoio da binacional
Tamanho da letra
22/02/2018

Diretores e conselheiros de Itaipu Binacional, das margens brasileira e paraguaia, participaram nesta quinta-feira (22) de uma visita ao bairro São Francisco, em Assunção, capital do Paraguai. O bairro foi construído com apoio de Itaipu.

O diretor-geral paraguaio, James Spalding, acompanhado do diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, explicou à delegação o conceito e os objetivos do empreendimento, destacando que é um dos maiores projetos sociais realizados pelo governo paraguaio.

De acordo com Spalding, o projeto São Francisco permitiu conceder habitação social a mil famílias paraguaias, de condição social vulnerável, que viviam em áreas com risco de inundação.

O diretor paraguaio acrescentou que o bairro tem o nome de São Francisco em homenagem à visita do papa Francisco, ocorrida em julho de 2015. Na época, ao visitar famílias que moravam às margens do Rio Paraguai, o pontífice defendeu a importância de moradias dignas para a conquista da cidadania.

Após a visita do papa, o presidente paraguaio, Horácio Cartes, incumbiu Itaipu de realizar o projeto São Francisco, como parte da política de habitação do governo federal. Comunidades afetadas por enchentes foram beneficiadas.

Características dos trabalhos

Durante a visita, Spalding deu detalhes sobre a construção das casas, instaladas em um lote de 23 hectares. Ele também lembrou que no dia anterior, quarta-feira (21), o próprio presidente Cartes inaugurou no bairro a Escola de São Francisco, que tem mais de 850 alunos.

O passeio da delegação também incluiu uma visita à igreja, com orientação técnica do superintendente de Obras de Itaipu, o engenheiro Carlos Santacruz (OD.CE). O engenheiro detalhou o trabalho realizado e as próximas etapas, como o colégio técnico e a paróquia.

Os diretores também conheceram a Escola Básica n.º 8.175 “San Francisco” e parte dos edifícios e casas, além do salão comunitário. O bairro de São Francisco conta ainda com uma estação de tratamento de efluentes, com iluminação LED de baixo consumo, fiação subterrânea, entre outros serviços modernos.

Luiz Fernando Leone Vianna elogiou o investimento feito no local e o benefício social do projeto. “Ficamos surpresos com a modernidade das instalações, o tamanho das casas e dos apartamentos. E, principalmente, pela possibilidade de a Itaipu poder colaborar na mudança de vida dessas pessoas, que viviam em casas precárias e agora estão começando uma nova vida”, afirmou.

Os diretores brasileiros de Itaipu viajaram a Assunção para participar da reunião ordinária n.º 1.016 da Diretoria Executiva da binacional.