Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ecomuseu promove exposição e oficina
Tamanho da letra
24/03/2008

O Ecomuseu de Itaipu promove nesta semana dois eventos culturais em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). Na quinta-feira, no Espaço das Artes, será aberta a exposição “Encanada”, de Ely Felber. A mostra - como sugere o próprio nome - aborda a água, tema recorrente na obra da artista plástica.  Na sexta-feira, Ely Fleber ministra, no mesmo local, uma oficina de linoleogravura para artistas da região. As inscrições para a oficina são limitadas e devem ser feitas pelo telefone (45) 3520-6664, com Antônia ou (45) 3520-6739, com Elder.

 

A exposição reúne dez obras de acrílico sobre tela, linoleogravura e uma instalação. A série com o tema água, define Ely, surge diante da insaciável ‘sede’ de arte da artista. “Inicio minhas obras a partir de reflexões sobre manias incorporadas ao cotidiano e me inspiro em cenas que normalmente não servem como modelo, por exemplo, nas torneiras, banheiros e garrafas d’água”. Segundo a artista, ela, como qualquer outro cidadão e cidadã desse planeta, ficou muito “encanada” com a questão da falta d’água. Cada obra tem uma reflexão própria, além da alusão ao fator ecológico do momento. 

 

A oficina é uma contrapartida da artista ao espaço cedido pelo Ecomuseu para a mostra. A oficina tem carga horária de 8 horas e vagas limitadas para 15 pessoas.  A artista vai explicar os conceitos de gravura e lineogravura, que descende diretamente da xilogravura, técnica ancestral das gravuras que utiliza a madeira como matriz. Num processo semelhante ao da xilo, apenas troca-se a matriz de madeira pelo neolite ou linóleo, uma espécie de “couro artificial” formado por uma trama de juta coberta com uma mistura de óleo de linhaça oxigenado, cortiça em pó e resinas. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver um trabalho dentro da técnica apresentada e no final será formado um painel coletivo, que será acrescentado à exposição.