Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ecomuseu de Itaipu comemora 20 anos com exposições
Tamanho da letra
15/10/2007

O Ecomuseu de Itaipu comemora hoje, terça-feira, os 20 anos de sua criação. Para comemorar a data, serão abertas duas exposições temporárias importantes e uma oficina de desenho e biodança.

 

A primeira exposição retrata a vida de Vincencio Juan de Lastanosa (1607–1681), o agitador cultural do Século XVII. Importante colecionador, Lastanosa foi um dos pioneiros dos Gabinetes de Curiosidades, que reuniam raridades como pinturas, esculturas, fósseis, moedas, jóias, mapas, conchas, corais, insetos, antigüidades, além de manuscritos e obras raras procedentes da Ásia, África, América e da própria Europa.

 

A exposição de Vincencio Juan de Lastanosa permanecerá no Ecomuseu até março de 2008 e contará com diversas oficinas educativas, desenvolvidas por profissionais convidados da Holoteca do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia de Foz do Iguaçu.

 

A outra exposição traz os trabalhos do artista plástico argentino Osvaldo Marcón, premiado em seu país e no exterior. Ele também irá ministrar uma oficina de desenho e dança. A participação na oficina é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com Elder ou Antônia (45) 3520-6739  / 3520-6664, ou pelo e- mail ecomuseu@itaipu.gov.br. Poderão participar da oficina adultos e adolescentes maiores de 15 anos.

 

As duas exposições do Ecomuseu serão abertas nesta terça-feira (16), às 20 horas.

 

O Ecomuseu

 

Inaugurado em 1987 como um museu diferente dos tradicionais, e pioneiro no gênero na América Latina, o Ecomuseu ocupa uma área de 1.400 metros quadrados. A abordagem principal de seu acervo é o homem criando técnicas. Dividido em módulos, o circuito do museu mostra os principais fatos relativos à história da Itaipu e da região, contados de forma contemporânea e interativa, por meio de recursos como cenários, maquetes e totens eletrônicos.

 

A visita ao Ecomuseu é gratuita. Veja os horários de atendimento:
De terça-feira a sábado: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.
Aos domingos: das 14h às 17h30.
Às segundas-feiras, o Ecomuseu fecha para manutenção.