Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Ecomuseu de Itaipu abre exposição “Lágrimas de São Pedro”
Tamanho da letra
20/03/2014


 
Será aberta nesta sexta-feira (21), às 16h, no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a exposição “Lágrimas de São Pedro”, concebida para lembrar a relação do homem do sertão com a seca e aclamada pela crítica de arte contemporânea no Brasil. A abertura coincide com a programação de Itaipu para o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

A obra do artista baiano Vinícius Silva de Almeida (Vinícius S.A) é composta por 4.500 bulbos de lâmpadas cheios d’água e suspensos no ar, que poderão ser vistos pelo público até 18 de maio.

Mais de 200 mil pessoas já visitaram a exposição em oito cidades do País. Na próxima semana, ela será montada também na Alemanha, depois de ter sido premiada por instituições brasileiras, como o Museu de Arte Moderna da Bahia.

“Lágrimas de São Pedro” remete às novenas do sertanejo e sua fé para a chegada das águas enviadas pelos céus. Para isso, foi montada em um ambiente sonorizado com cântigos de louvor a São José, considerado o santo provedor das chuvas. Neste espaço, de 80 m², o visitante poderá caminhar entre as “lágrimas” e contemplá-las sem pressa, sentados ao chão ou em pé.

Em Foz do Iguaçu, a instalação chega juntamente com as chuvas após um longo período de estiagem, que afetou os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e Sudeste do Brasil.

No Ecomuseu, a mostra também pretende vincular a reflexão sobre a importância da água e as práticas desenvolvidas na comunidade regional em parceria com o Programa Cultivando Água Boa (CAB).

“É uma chance de estabelecermos parcerias com a arte contemporânea já reconhecidas no cenário artístico e internacional”, disse a gestora do Programa de Valorização do Patrimônio Institucional e Regional de Itaipu, Tatiara Damas. “Para nós, é uma oportunidade de estabelecer o Ecomuseu como espaço cultural e artístico”, completou Tatiara.

No ano passado, a exposição sobre o artista Paulo Leminski levou 180 mil pessoas ao Ecomuseu de Itaipu.

Fluidos

Além da instalação principal, o Espaço das Artes do Ecomuseu recebe a mostra paralela Fluidos, de Vinícius S.A. Nela, peças do artista valorizam a água como matéria principal. Uma delas reúne um pêndulo de bulbos de lâmpadas, só que desta vez cheios de água dos Rios Iguaçu e Paraná e de terra de cada margem das três  fronteiras: Argentina, Brasil e Paraguai.

Noutra obra, uma resina que simula gotas d’água congela a chuva dentro de um quadro, admirada pelo espectador. "É como se pausássemos a chuva para que ela seja contemplada por meio das gotas em todo seu poder, símbolo e necessidade”, disse Vinicius S.A.

A visitação é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e da Bacia do Paraná 3, e ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
 
Serviço
Exposição “Lágrimas de São Pedro” e mostra Fluidos
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos no Centro de Recepçao de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 21 de março de 2014 a 18 de maio de 2014
Horários: das 8h às 17h, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores da região, mediante documento de comprovação.
Classificação indicativa: livre.