Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Diretores da Itaipu participam do Forum SEforALL, da ONU
Tamanho da letra
31/03/2017
 
Os diretores gerais da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai), participarão, na próxima semana, do Fórum Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All – SEforALL). O evento será realizado em Nova Iorque de 3 a 5 de abril e reunirá mais de mil representantes de alto nível, de governos, empresas, sociedade civil e organizações internacionais.
 
Com o tema “Going Further, Faster – Together” (Indo mais longe, mais rápido – juntos), o fórum será um local para facilitar o intercâmbio, investimentos e parcerias para auxiliar na execução do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número sete, que é garantir acesso a energia barata, confiável e sustentável para todos.
 
Representantes de diversas partes do globo irão compartilhar suas experiências e resultados na realização desse objetivo, entre elas Itaipu, que além de ser a maior produtora mundial de energia limpa e renovável (com 103,1 milhões de MWh produzidos em 2016) vem estimulando o desenvolvimento de outras fontes de energia, como o biogás, em sua área de influência.
 
A presença da binacional no evento também se dará com a participação do diretor-geral paraguaio no primeiro dia de debates (segunda-feira, 3), denominado “Productivity matters - Putting energy efficiency first” (Produtividade importa - Colando a eficiência energética em primeiro lugar). James Spalding falará durante o painel “Deep dive – the good utility” (Análise profunda – a boa “utility” – ou serviços de energia e água), que contará com uma discussão entre líderes de empresas de energia sobre como têm produzido avanços na produtividade e pontos que ainda precisam avançar.
 
O evento contará, ainda, com o lançamento da terceira edição do Global Tracking Framework, publicação que contém estatísticas sobre o progresso mundial em relação ao acesso universal aos serviços de energia. De acordo com as metas estabelecidas pela ONU, os países precisam dobrar a participação das energias renováveis e também dobrar a taxa de eficiência energética até 2030.
 
Os diretores terão também reuniões bilaterais com representantes de organismos ligados à ONU, em especial Juwang Zhu, diretor de Desenvolvimento Sustentável, e Iván Vera, chefe da Divisão de Água, Energia e Desenvolvimento de Capacidade, ambos do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA).