Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Diretor da OMT entrega prêmio à Itaipu e celebra acordos em Foz
Tamanho da letra
15/06/2016
O diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, elogiou, nesta quarta-feira (15) em uma solenidade em Itaipu, o sistema de turismo praticado na empresa. Em janeiro, o turismo da binacional recebeu, em Madri, na Espanha, o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação, da própria OMT. “Com o prêmio, o modelo de Itaipu passa a integrar as melhores práticas do turismo mundial. Toda a experiência que a OMT dissemina, em nossas atividades e consultorias, vai contar com este exemplo de Itaipu”, afirmou.
 
Favilla está em Foz do Iguaçu para compromissos com o trade turístico da região. Nesta quinta-feira (16), o diretor da OMT assina um termo de adesão do Observatório de Turismo Iguassu à Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo. A assinatura do termo será feita entre o Instituto Polo Iguassu e a OMT em uma solenidade durante o 11º Festival Internacional do Turismo Cataratas, às 9h, na Sala Paraná IV do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.

O termo vai estabelecer uma cooperação do observatório da região com outros do mundo, por meio da a rede da OMT, para criar indicadores de monitoramento da qualidade dos atrativos, hotéis, restaurantes e serviços de turismo. “O nosso observatório, integrado à rede de observatórios de turismo da OMT, vai possibilitar a troca de informações com outros observatórios mundo afora”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguassu, Gilmar Piolla.

 
Visita a Itaipu
 
Na solenidade desta quarta-feira, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, Favilla assinou um protocolo de intenções com a Fundação PTI, responsável pela operação do turismo na hidrelétrica. O protocolo vai trazer a expertise da OMT em relação às melhores práticas do turismo internacional, por meio de treinamento e capacitação dos funcionários do Complexo Turístico Itaipu (CTI). Em seguida, Favilla fez uma visita técnica à Itaipu e conheceu o Parque Tecnológico Itaipu.
 
De acordo com o diretor da OMT, um dos motivos para o turismo de Itaipu ter sido agraciado com a premiação internacional mais importante do setor foi a preocupação com o desenvolvimento da região. O valor arrecadado com a venda de ingressos é revertido em investimentos em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo administrados pela Fundação PTI. “Não é o turismo pelo turismo, mas está ligado a um bem maior. E vemos tudo isso na maneira como o Complexo Turístico Itaipu gera benefícios para a sustentabilidade social e ambiental de seu entorno”, afirmou Favilla.
 
Para o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, o uso do turismo para fomentar o desenvolvimento só foi possível quando a diretoria escolheu criar uma fundação para operar os atrativos da empresa. “Poderiam ter delegado a operação a uma empresa privada, que seria uma escolha lógica, mas preferiram fazer de outra forma. Assim, podemos aplicar os recursos do turismo em diversos programas desenvolvidos no PTI”, disse.
 
Modelo
 
O reconhecimento da OMT ao sistema turístico da Itaipu permite que a empresa integre uma plataforma mundial de casos bem sucedidos na área de turismo sustentável e responsável. O que é praticado na empresa pode servir de modelo, inclusive, para a própria Espanha, onde está sediada a OMT. Considerado “Meca” do turismo mundial, o país ibérico recebe mais de 70 milhões de turistas ao ano.
 
“Todos os países que fazem algum termo de colaboração na área de turismo com a Espanha vão até eles para aprender. Agora, nós podemos também oferecer ajuda”, comentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que recebeu Favilla na visita. “Ficamos lisonjeados por poder oferecer nossa contribuição para fazer um turismo no mundo cada vez melhor”.