Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Dipp toma posse na diretoria técnica executiva “com satisfação e honra”
Tamanho da letra
25/03/2014


Airton Dipp, Edésio Passos e Jorge Samek. A posse do novo diretor aconteceu no escritório da Itaipu em Curitiba.

O engenheiro Airton Dipp tomou posse como novo diretor técnico executivo da Itaipu, na manhã desta terça-feira (25), em Curitiba. Logo após a assinatura, Dipp agradeceu a acolhida e prometeu empenho. “Tenho satisfação e honra por exercer esse cargo e a absoluta certeza de que, com a participação de todos, faremos um trabalho que irá dignificar a empresa e o nosso País, porque tudo o que é feito na Itaipu tem um reflexo muito grande no Brasil e também no Paraguai”, afirmou.

A solenidade transcorreu em um clima informal e teve a presença do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, do diretor administrativo, Edésio Passos, e de gestores e assessores de diferentes áreas da empresa.

Desde a saída do último diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, Samek acumulava ambas as diretorias. Ele foi o responsável por apresentar o novo colega, que, entre outros cargos, foi prefeito da cidade gaúcha de Passo Fundo por três vezes.

“Tivemos o privilégio de contar com excelentes diretores técnicos e agora recebemos com satisfação a nomeação do Airton Dipp. Ele vai contar em sua diretoria com um time comprometido, que veste a camisa”, disse.

Dipp assume a diretoria técnica executiva em um momento importante, marcado por sucessivos êxitos. Nos últimos dois anos, a Itaipu bateu o próprio recorde mundial de produção de energia e, de 2010 a 2012, teve de enfrentar o desafio de desmontar e montar inteiramente uma unidade geradora para reparos – com resultados acima da expectativa.

“Temos inúmeros desafios e você vai atuar numa área que é o coração da usina. A Técnica é o motor do processo”, ressaltou Samek, se dirigindo diretamente ao colega.

Nomeação e currículo

O gaúcho Airton Dipp, de 63 anos, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff como novo diretor técnico executivo da Itaipu na sexta-feira (21). A publicação no Diário Oficial da União aconteceu nessa segunda (24).

Formado em engenharia pela UFRGS e pós-graduado em Engenharia de Segurança e em Estruturas de Concreto Armado, Dipp foi secretário municipal de Obras de Passo Fundo e, posteriormente, secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, na década de 90. Exerceu o cargo de prefeito de Passo Fundo em três mandatos: 1989, 2005 e 2009.

Em 1994, foi eleito deputado Federal para o mandato de 95 a 98. Depois, foi reeleito para o mandato de 99 a 2002. Na Câmara dos Deputados, atuou nas Comissões de Minas e Energia; Comissão de Relações Exteriores; e Comissão Mista de Orçamento e Comissão Mista que discutiu a crise energética. Já participou das Comissões de Agricultura; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Economia, Indústria e Comércio.

Foi também diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos (AGDI) e presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.