Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Dez anos: MEX destaca trabalho pelo empoderamento da mulher
Tamanho da letra
22/03/2016
“Uma gota no oceano, não se engane, faz toda a diferença”. Usando a frase de Zilda Arns como slogan, o evento comemorativo dos dez anos da criação do Espaço Mulheres Executivas (MEX), nesta segunda-feira (21), no Espaço Garibaldi, em Curitiba, destacou a contribuição da organização para levar para dentro das empresas a discussão da equidade de gênero e o empoderamento feminino. O Paraná deu passo decisivo e foi pioneiro no Brasil nesse tema.
 
As comemorações foram abertas pela presidente do MEX, Regina Arns. Várias autoridades e CEOs prestigiaram o evento, entre eles, o secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Compagnolo; o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna; e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel; além de diretores da Renault e de outras empresas.
 
Regina lembrou que, apesar dos avanços, nesse ritmo não teremos equidade no mercado de trabalho até 2050. Por isso, a importância de usar a citação da frase de Zilda Arns como inspiração para dar continuidade a esse trabalho do MEX. A entidade reúne mais de 100 mulheres com o perfil de presidentes, vice-presidentes, diretoras e gerentes em funções estratégicas nas organizações.
 
Para a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, uma das fundadoras do MEX e hoje integrante do conselho, os dez anos da organização contribuíram de forma significativa para a divulgação dos Princípios do Empoderamento das Mulheres, iniciativa das Nações Unidas.
 
“Essa divulgação tem sido fundamental para que mais e mais organizações se conscientizem da importância de valorizar o trabalho da mulher, de empoderá-la e, com isso, avançar para um mundo mais igualitário”.
 
Margaret também lembrou que o apoio incondicional dos CEOs que entenderam a proposta da agenda positiva do empoderamento das mulheres nas empresas, ajudou a colocar o Paraná, principalmente a região de Curitiba, na vanguarda da discussão sobre o assunto.
 
Segundo a diretora, “muitos ainda questionam por que empoderar as mulheres, já que somos tão poderosas em nossas casas e já estamos também nas universidades, nas empresas, na vida pública”? Simples, responde: “É que ainda somos muito poucas nos boards, nas diretorias, nas mesas de honra”.
 
A diretora diz que o empoderamento é essencial para que tenhamos respeito e igualdade de oportunidades para as próximas gerações. “Queremos avançar mais rápido pelo fim da violência e da discriminação contra a mulher”, disse, lembrando ainda que, com a internet, as discussões ganharam nova dimensão. “A questão da diversidade de gênero talvez seja um dos pontos mais importantes nesse processo, porque mexe com o principal pilar da sociedade, a família”, disse.
 
Um exemplo relevante de atuação do MEX é o Prêmio Weps Brasil, que é uma iniciativa realizada também pela Itaipu, Onu Mulheres e Rede brasileira do Pacto Global para reconhecer as empresas que têm ações de empoderamento das mulheres e de incentivo à cultura de gênero. A cerimônia de entrega do prêmio, este ano, será no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu, no próximo dia 29, quando serão conhecidas as empresas vencedoras nas categorias micro e pequenas, médias e grandes.
 
Além da diretora, também integram o MEX outras duas representantes de Itaipu, a coordenadora de Responsabilidade Social, Heloisa Covolan, e a gerente da Divisão de Planejamento e Compras, Daniele Tassi Simioni Gemael.