Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Dentro e fora do gramadão, eventos de arremesso têm recordes em Foz
Tamanho da letra
31/10/2016
 
Já consagrado como recordista de arrecadação de alimentos, o arremesso de celular e o torneio de arremesso de notebook superaram nova marca em 2016: angariaram 10,2 toneladas de doações. É o maior volume já registrado em toda a história do evento. Pouco mais de 9 toneladas foram doadas pelas 29 empresas apoiadoras da iniciativa e outros mil quilos pelos 441 participantes.
 
 
E dentro do gramado teve recorde também em uma das provas. Foi na 8ª edição do Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, realizada neste domingo, 30, no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu. O atleta Edson André Cestori atirou o equipamento a uma distância de 35,02 metros, 3,28 metros a mais do que o registrado pelo recorde anterior.
 
Na 9ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, uma veterana da prova, a tenente do Corpo de Bombeiros Janaina Fagundes, se consagrou bicampeã. Ela foi a primeira colocada com a marca de 43,8 metros.
 
Todo o alimento será entregue a 17 entidades assistenciais da cidade. Ao longo das nove edições, os torneios arrecadaram mais de 30 toneladas de alimentos.
Vencedores
 
“Sou lançador de dardo. Apesar de serem totalmente diferentes, acredito que os treinos com o dardo me ajudaram um pouco”, contou o campeão. O segundo colocado foi Jackson Silvetri, com 34,69 metros, seguido de André Rodrigues, com 31,35 metros.
 
Celular
 
No celular, a segunda colocada foi Lorrana Mayara com 41,18 metros. Na edição anterior ela tinha arremessado a 39,02 metros e ficado com o terceiro lugar. Completou o pódio, Izolda Tristão, com 33,89 metros.
 
Na categoria masculina Cícero Aparecido Wur atingiu a marca de 96,31 metros. O segundo lugar ficou com Bruno Moreira Rodrigues que atingiu 88,75 metros, seguido por Gilson José Hortniann, com 86,14 metros.
 
Para os ganhadores foram entregues R$ 15 mil em prêmios. Entre eles, diárias de hotel, almoços, visitas à Itaipu e ao Parque das Aves, passeio de barco do passeio Macuco Safári, óculos de sol, combustível, ingressos de cinema e curso de manutenção de notebook.
 
Avaliação
 
“O melhor do evento é que a cada ano vemos um interesse maior por parte da comunidade. É um domingo para a família se divertir, num campeonato que reúne uma disputa saudável e ajuda pessoas que precisam de alimentos”, avalia o coordenador dos torneios, Gabriel Antônio Campos Neto, da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais (SESE.AD), da Itaipu.
  
Para a família
 
Os torneios são ecléticos e para todas as idades. A participante mais velha foi a aposentada Geralda Batista, de 94 anos. E o mais novo, Jesus Adrian, de apenas 1 mês de vida.
 
Geralda não perde uma edição da disputa. Desta vez, mesmo com dificuldades para se locomover foi ao Gramadão jogar longe seu celular velho. “Estava muito ansiosa. Nem que fosse para o celular cair nos meus pés, eu jogaria. Consegui mais; uns três metros. Estou feliz”, contou.
 
Já o pequeno Jesus Adrian, claro, acompanhou tudo do colo dos pais, Leo Ribas e Lurdes Benites, que moram em Ciudad del Este. “Resolvemos trazer nosso filho para passear. Foi uma boa escolha. É um evento muito divertido e para toda a família”.
 
Gabriel Andrade, de 11 anos, também quis experimentar a brincadeira: “Estou me divertindo e evitando poluir a cidade. Lixo eletrônico precisa ter destino certo”.
  
Outras categorias
 
No Juvenil feminino, Maisa Angler fez o celular voar 37 metros; 13 metros a mais que na edição passada, quando ficou em segundo lugar. Depois, Jumara Elakin marcou 32,82 metros, e Larrisa Lotiro, 28,42 metros.
 
Na categoria juvenil masculino, Alexandre Mendonça marcou 46,15 metros. O segundo colocado foi Henrique da Costa, com 43 metros, e Felipe Magalhães, em terceiro, com 40,29 metros.
 
Lixo eletrônico
 
Além da distribuição dos alimentos, as equipes do Lion Cataratas e da empresa Krefta Tecnologia em Serviços recolheram durante os torneios uma tonelada de lixo, como celulares, notebooks, computadores e televisores. Tudo será reciclado.
 
“A cada edição recebemos mais lixo eletrônico. As pessoas estão mais conscientes sobre a destinação correta dos aparelhos velhos. Depois de hoje, há menos uma tonelada de lixo eletrônico contaminando nosso solo e água”, disse o empresário Carlos Silva, do Lion Cataratas. Nos últimos seis anos, foram recolhidos, separados, desmontados, escontaminados e enviados para reciclagem quase 30 toneladas de lixo eletrônico.
  
Saúde
 
Durante todo o dia, quem passou pelo Gramadão também teve a oportunidade de participar do 3º Mutirão de Saúde, com medição de pressão, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, entre outros.
 
Os torneios
 
O Torneio de Arremesso de Celular foi criado em Foz do Iguaçu em 2008 para comemorar o aniversário da área de Segurança Empresarial da usina de Itaipu. A ideia era ajudar instituições assistenciais com doação de alimentos e conscientizar a população sobre o correto destino do lixo eletrônico. Atualmente, o torneio de Foz do Iguaçu é o maior evento desta modalidade no mundo.
 
Já o Mundial de Arremesso de Notebook é o único no mundo e tem o objetivo de chamar a atenção para a quantidade de produtos eletrônicos produzidos no planeta.