Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Curso auxilia municípios na elaboração de planos de desenvolvimento econômico
Tamanho da letra
01/08/2017
Cerca de 200 técnicos das prefeituras e lideranças institucionais dos 54 municípios da região Oeste do Paraná começam a participar nesta quarta-feira (2), às 14h30, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), do Curso de Atuação Municipal, promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e pelo Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDel).
 
Um dos focos do curso é a elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico (PMDE). A capacitação terá duração de 56 horas e também será realizada em outros três municípios: Assis Chateaubriand (início no dia 3, na Aciac),  Medianeira (início no dia 7, na Acime) e Cascavel (início no dia 8, na Acic). A previsão é que as aulas terminem no dia 31 de outubro, com certificação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
 
“Uma das alternativas encontradas pelo programa para fortalecer a gestão dos municípios da região e, assim, promover o crescimento sustentável do Oeste, foi auxiliar na elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico e isso ocorrerá durante o curso”, explicou o coordenador da atividade, Jonhey Nazario Lucizani. O objetivo é colaborar na construção dos documentos que vão direcionar as ações do poder público e as parcerias para o desenvolvimento das cidades em um período de pelo menos 10 anos.
 
A capacitação será dividida em sete módulos: Os Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico (PMDE); Governança Democrática e Desenvolvimento Econômico; Análise de Informações Socioeconômicas; Análise das Cadeias Produtivas Propulsivas; Seminário: Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Municipal; Instrumentos para a Gestão Pública e Planejamento Municipal - Visão, Metas, Indicadores; e Plano de Ação.
 
Segundo Lucizani, o curso faz parte de um projeto do Oeste em Desenvolvimento para auxiliar o crescimento econômico do território. “Desde o início do ano já promovemos seminários e cursos para elaboração de projetos que fomentem e promovam o desenvolvimento territorial, considerando os aspectos econômicos, socioculturais, laborais, tecnológicos, ambientais, políticos e institucionais de cada cidade. Agora será mais específico. Será focado na elaboração dos planos municipais”, disse.
 
Promoção 
 
O Curso é promovido pelo Oeste em Desenvolvimento em parceria com ConectaDel e conta com apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e Unioeste.
 
Mais informações sobre a iniciativa no site: https://www.pti.org.br/pt-br/conectadel ou pelo telefone (45) 3576-7081.
 
Oeste em Desenvolvimento cadastra profissionais que atuam na assistência técnica 
 
O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que tem apoio da Itaipu Binacional, quer cadastrar todos os profissionais que atuam na área de assistência técnica nos 54 municípios da região, seja na área de bovinocultura, piscicultura, suinocultura ou avicultura. O objetivo é ter um banco de dados completo, com informações que vão desde a formação, área de atuação, localidade, periodicidade dos trabalhos, até interesse em qualificação.
 
O formulário é simples e rápido de responder. É destinado aos profissionais que atuam nas atividades da cadeia produtiva de proteína animal (leite, peixe, suínos e frango) da região Oeste. Para preencher, basta acessar o endereço eletrônico https://goo.gl/KAb76K ou na página do programa na internet (www.oesteemdesenvolvimento.com.br).
 
Segundo Jonhey Nazário Lucizani, representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) no programa, desde a implantação do POD, em 2014, uma das principais demandas apresentadas pelos produtores é a falta de assistência técnica. Essa também é considerada um dos principais “gargalos” das cadeiras produtivas. “Hoje não sabemos quantos são, quem são esses profissionais e onde eles atuam. É como se estivéssemos fazendo um censo desses trabalhadores.”
 
Com o cadastro preenchido, por meio da Rede de Assistência Técnica do Oeste do Paraná, a proposta é identificar oportunidades e necessidades de atuação para expansão, fortalecimento e qualificação dos serviços de assistência técnica e extensão rural e, assim, contribuir mais direta e intensivamente na qualificação da produção. “Muitas vezes há oportunidades de trabalho, mas não sabemos onde estão esses profissionais. Outras vezes, há cursos disponíveis pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (Emater), por exemplo, mas não conseguimos realizar, por falta de interessados”, explicou.
 
Para mais informações sobre o formulário, entrar em contato pelo e-mail proteinaanimal@oesteemdesenvolvimento.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7069.