Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Crianças do Arte e Cultura vão para a Vila C
Tamanho da letra
08/06/2006

As crianças que participam do Projeto Arte e Cultura, desenvolvido dentro do Antigo Cinema da Usina de Itaipu, passarão a ter atividades no Centro de Convivência e Capacitação da Vila C, a partir do dia 19 de junho. As 347 crianças participarão dos mesmos cursos oferecidos hoje pelo Conselho Comunitário da Vila C às crianças daquela comunidade.  

 

Mais da metade – 62% - das crianças do Projeto Arte e Cultura mora na Vila C, Vila C Nova, Bela Vista e São Sebastião, bairros para cujos moradores são dirigidas as atividades do Centro de Convivência da Vila C. Elas poderão optar entre sete diferentes cursos: balé (baby class, 1º e 2º anos), capoeira, jazz, violão, teclado, coral e street dance. A oferta de cursos já está sendo ampliada para aulas de futebol de salão, volei e violino.

 

Cada criança poderá fazer mais de um curso, que também são abertos aos irmãos. As crianças do Arte e Cultura e seus irmãos que moram em outros bairros também poderão participar. O acolhimento dessas crianças é uma exceção e foi decidida pela diretoria do Conselho Comunitário.

 

A moradora da Vila C Floriza Pezotto, que tem filha no projeto Arte e Cultura, diz que a transferência não terá influência nas aulas de balé da menina. Floriza já participou dos cursos no Centro de Convivência da Vila C e diz que o espaço é muito bom e oferece várias oportunidades à comunidade. “Agora, eu e minha filha vamos participar juntas dos cursos aqui do Energia Solidária”, afirma.

 

Vila C será fortalecida

 

A decisão de Itaipu pela readequação se deu por motivo de segurança empresarial, que não recomenda a presença permanente de crianças na área da Central Hidrelétrica. As atividades do projeto dentro da usina foram encerradas ontem (quarta-feira, 8). Na Vila C, as crianças começam a ser cadastradas já na segunda-feira. Após o feriado, serão realizadas atividades de integração com as crianças que já fazem aulas no local. No dia 19 de junho, começam as aulas de uma nova turma de balé.

 

Mais de 60% das crianças do Arte e Cultura moram na Vila C, onde a Itaipu apóia a auto-organização dos moradores por meio do Projeto Energia Solidária. Desde 2003, a Itaipu já investiu mais de R$ 2 milhões na vila, em iniciativas diversas, como a concessão de Bolsa-escola, cursos para jovens crianças, adultos, gestantes e idosos, projeto Agricultura Solidária, aquisição de equipamentos e outros.

 

Reuniões com pais e professores

 

Na noite de quarta-feira, representantes da Itaipu e diretores do Conselho Comunitário da Vila C, se reuniram no Centro de Convivência com cerca de 400 pais e responsáveis pelas crianças do Arte e Cultura. Eles receberam as orientações sobre como proceder para inscrever seus filhos nos cursos. Após o esclarecimento de suas dúvidas, os pais conheceram as instalações do Centro de Convivência, onde seus filhos terão aulas.