Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Coral de Itaipu comemora 10 anos com apresentação especial em Foz
Tamanho da letra
08/11/2006

No próximo sábado, dia 11, o Coral de Itaipu fará uma apresentação especial em comemoração aos seus 10 anos de existência. O show, às 21h, no Rafain Palace Hotel, de Foz do Iguaçu, será gravado, para a produção do sexto CD e terceiro DVD do coral.

 

O Coral de Itaipu, formado por 53 empregados - 36 sediados em Foz do Iguaçu e 17 em Curitiba - vai se apresentar com os músicos da banda e da Orquestra de Câmara de Curitiba.

 

O repertório escolhido para o show contará com 16 músicas. São oito clássicos de filmes da Walt Disney e de musicais da Broadway, como “She”, “Moon River” e “Over The Rainbow”, e oito que representam a música popular brasileira, como “Canta, Canta Mais”, de Tom Jobim, “Aquarela do Brasil”, de Ari Barroso, e “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, de Moraes Moreira e Pepeu Gomes. A apresentação será aberta ao público.

 

Ensaios

 

Nas últimas semanas, os integrantes do Coral de Itaipu aumentaram a freqüência dos ensaios para se prepararem para a apresentação. Normalmente, os ensaios do coral de Itaipu são no horário do almoço de segunda e terça-feira, em Curitiba, e na quarta e quinta-feira, em Foz do Iguaçu. Com a apresentação, o grupo de Curitiba também está ensaiando na terça-feira à noite, enquanto os ensaios extras do grupo de Foz são na sexta-feira, durante o horário do almoço, e também no sábado, das 10 às 12 horas.

 

O último ensaio do coral antes da apresentação será nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, no Rafain Palace Hotel. O ensaio reunirá os grupos de Foz do Iguaçu e Curitiba e também os integrantes da Orquestra de Câmara.

 

História e evolução

 

O Coral de Itaipu foi criado no dia 20 de setembro de 1996 com o objetivo de promover a integração entre os empregados. Nestes 10 anos, o coral já fez várias apresentações especiais, como os concertos de Natal na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, em 2004, e na Catedral Metropolitana da Sé, em São Paulo, em 2005, e os shows com o cantor Ivan Lins, no Teatro Guaíra, em 2005, e com os cantores Kleiton & Kledir, na Ópera de Arame, em 2003.

 

Dividido em dois grupos, um em Foz do Iguaçu e um em Curitiba, o Coral é regido pelo maestro Gil Gonçalves. Em ocasiões especiais, como a comemoração do aniversário de 10 anos, os dois grupos unem suas vozes.

 

CDs e DVDs

 

O Coral de Itaipu já gravou cinco CDs e dois DVDs, com tiragem apenas para distribuição. Mas as músicas estão disponíveis no site da Itaipu (www.itaipu.gov.br) para serem ouvidas e até mesmo salvas no computador. O repertório é formado por música popular brasileira e internacional.