Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Cooperativa Lar celebra 50 anos e inaugura nova sede
Tamanho da letra
20/03/2014

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, representaram a Itaipu na solenidade de comemoração de 50 anos da Cooperativa Agroindustrial Lar, na noite dessa quarta-feira (19), em Medianeira. A Lar é parceira da binacional em projetos que contribuem para o avanço tecnológico no campo, com a produção de energia elétrica a partir de biogás gerado pelos dejetos da agropecuária.
   
Durante a celebração foi inaugurado o novo complexo administrativo da cooperativa, com 6,2 mil m² de área construída em seis pavimentos, para o atendimento dos associados, clientes e fornecedores da Lar.
  
Entre associados e familiares, autoridades, representantes dos 14 países em que a Lar mantém acordos comerciais e convidados especiais, cerca de 2,6 mil pessoas prestigiaram o evento. O governador do Paraná, Beto Richa, e prefeitos de todas as cidades de atuação da cooperativa também compareceram.
   
Modelo
    
Samek ressaltou a importância da Lar no crescimento dos municípios da região, não só com a geração de empregos e facilitação da produção agrícola de forma sustentável, mas também no desenvolvimento e aplicação de tecnologias que facilitaram a vida das famílias no campo. “Qualquer historiador que for escrever sobre o Oeste do Paraná terá que dedicar várias páginas a este trabalho transformador da Cooperativa Lar, um modelo do agronegócio para o Brasil e o mundo”, afirmou Samek.
    
O presidente da Lar, Irineu da Costa Rodrigues, destacou que o sucesso obtido pelas famílias associadas nos últimos 50 anos está enraizado no espírito do cooperativismo. “Visionários vieram de longe e deram as mãos. Hoje somos a terceira maior cooperativa do Paraná e exportamos nossa produção para 14 países.”
 
A Itaipu foi lembrada pelo presidente Irineu Rodrigues, que citou a parceria em projetos voltados à proteção do meio ambiente, beneficiando diretamente a qualidade de vida dos associados da Lar, em geral pequenos agricultores .
    
Para o governador Beto Richa, a força do cooperativismo é responsável pelos constantes recordes obtidos pela agricultura nos últimos anos. Em 2013, a produção de grãos no Paraná foi de 36,4 milhões de toneladas, 17% superior a 2012. “Da porteira para dentro o agricultor faz a sua parte e repetidamente vem salvando a balança comercial brasileira. Precisamos saldar essa dívida com o agronegócio.”
   
Em virtude da forte chuva, o show com o cantor Michel Teló, que faz parte das comemorações dos 50 anos da cooperativa, foi transferido para esta quinta-feira (20), às 21 horas.