Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Consultores entregam relatório sobre estruturas civis de Itaipu
Tamanho da letra
24/11/2006

O grupo de especialistas em engenharia de grandes barragens, que no linguajar técnico é conhecido como “board de consultores civis”, concluiu nesta sexta-feira (24) a avaliação das estruturas civis da Usina Hidrelétrica de Itaipu. O relatório final, apresentado à diretoria da Itaipu, conclui que as estruturas civis da usina estão em excelentes condições de uso e segurança.

 

Reconhecida mundialmente pela excelência na produção de energia elétrica, a Itaipu também é modelo em segurança das estruturas civis. No relatório, os especialistas destacaram que “o alto grau de vigilância, inspeção e auscultação e as análises periódicas de desempenho vêm mantendo estável o grau de confiabilidade no desempenho das estruturas civis”.

 

Para o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Antonio Otélo Cardoso, a avaliação é positiva tanto para Itaipu quanto para a população ribeirinha do Rio Paraná. “Este resultado nos traz a tranqüilidade de que a obra continua estável e segura. Não há nenhum risco”, diz Cardoso.

 

Segundo um dos consultores, engenheiro Nelson Pinto, já é possível notar sinais de envelhecimento na estrutura da Itaipu. Porém, os desgastes do concreto estão dentro dos parâmetros de normalidade. “São pequenos sinais de envelhecimento, considerados normais em uma obra construída há 31 anos”, explicou o consultor.

 

Além da avaliação do desempenho das estruturas civis, o relatório do “board” de consultores também traz sugestões para o aperfeiçoamento do Plano de Ação de Emergência da Itaipu (PAE), que compreende a segurança das barragens, das demais estruturas civis e dos equipamentos eletromecânicos da Casa de Força.

 

“São sugestões de pequenos cuidados com a obra para garantir sua eficiência caso ocorra alguma emergência”, afirmou Nelson Pinto.

 

Avaliação

 

A análise do desempenho das estruturas civis da Itaipu é feita pelo “board” a cada quatro anos. O trabalho inclui a fiscalização do comportamento global das estruturas civis da usina e de pontos estratégicos, como a barragem principal, o vertedouro, o reservatório, a barragem de terra, a Casa de Força e o Edifício de Produção.

 

Além da inspeção, a avaliação do “board” também é baseada nos dados obtidos através do monitoramento diário das estruturas da Itaipu. Este trabalho é executado pela equipe de segurança de barragens da Itaipu, com o auxílio de instrumentos embutidos no concreto e na fundação das estruturas, que medem os esforços incidentes sobre a barragem, bem como outros fatores que influenciam no funcionamento dos conjuntos estruturais.

 

O "board" de especialistas responsável pela avaliação do desempenho da estrutura da Itaipu foi criado em 1974 e, neste período, já se reuniu mais de 40 vezes. Atualmente, é formado pelos consultores internacionais Gurmukh Sarkaria (chairman – USA) e Nelson Pinto (Brasil); pelos consultores Paulo Teixeira Cruz e Victor Souza Lima, representando o Brasil; e Juan Jose Bósio e Vidal Galeano Burgos, representando o Paraguai.