Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Concerto de Verão na usina de Itaipu, um show para ninguém esquecer
Tamanho da letra
14/02/2007

No mirante do vertedouro da maior usina hidrelétrica do mundo, o espetáculo foi da música clássica. Quase mil pessoas assistiram na terça-feira à noite, na usina de Itaipu, à apresentação da Bachiana Chamber Orchestra. Sob a regência do renomado maestro e pianista João Carlos Martins, o Concerto de Verão emocionou o público com músicas de Mozart, Bach e Brahms.

 

E o cenário não poderia ser mais perfeito para receber o mais famoso maestro brasileiro de todos os tempos. Parte do concerto foi apresentada tendo ao fundo a Iluminação da Barragem. Um show para ninguém esquecer. Muitos turistas que estavam em Foz e aproveitaram o evento para visitar a usina, se surpreenderam.

 

Para João Carlos Martins a apresentação do Concerto de Verão em Itaipu foi um dos momentos mais emocionantes de sua carreira, marcada pela superação. “Espero que daqui a cem anos, um bisneto meu leia em algum livro que Itaipu é a oitava maravilha do mundo. É realmente um lugar fascinante”, disse.

 

Defensor do meio ambiente e engajado em várias causas sociais, Martins voltou ao Brasil especialmente para o show beneficente. O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos será revertido para a Fundação Pró-Renal. Para o presidente da entidade, Miguel Carlos Riela, essa é uma ajuda que vem em boa hora.

 

“A realização do Concerto de Verão em Itaipu demonstra que, quando a iniciativa privada, a mídia e as pessoas de boa vontade querem realizar alguma coisa, elas conseguem”, ressaltou. Na abertura da apresentação, Riela agradeceu o apoio de todas as pessoas responsáveis pelo evento, entre elas toda a diretoria  de Itaipu. “Sem o apoio de vocês, isso não seria possível”, disse.

 

O Concerto de Verão, que faz parte do Concerto das Estações, é uma complementação do Concerto da Primavera apresentado no ano passado no Batel, em Curitiba. Mas a apresentação de João Carlos Martins em Itaipu foi além do repertório programado e reservou muitas surpresas para o público.

 

Durante os intervalos, o maestro contou sua trajetória e como superou o acidente que prejudicou a mobilidade de suas mãos para a profissão de pianista, dando início à sua carreira de regente aos 64 anos de idade.

 

“A música venceu e quem ganhou fomos todos nós”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Quase no encerramento do espetáculo,  Martins mais uma vez emocionou o público ao trocar a regência por alguns minutos para um show à parte. O maestro não resistiu e tocou teclado. Foi aplaudido de pé. Numa homenagem à região da fronteira, regeu, ainda no final, um tango e uma música brasileira.

 

João Carlos Martins

 

João Carlos Martins é considerado um dos músicos brasileiros de maior sucesso no mundo. Em setembro de 1982, ele foi citado pelo jornal “New York Times” como um dos principais pianistas da atualidade.

 

A paixão de João Carlos Martins pela música originou o documentário franco-alemão “Martins Passion”, vencedor de quatro festivais internacionais. 

 

A Bachiana Orchestra

 

A Bachiana Chamber Orchestra surgiu em 2004, quando o então ex-pianista João Carlos Martins deu uma guinada em sua vida musical. Sabendo que nunca mais poderia tocar, fundou uma orquestra composta por 27 renomados músicos brasileiros que levaria seu legado ao patamar de persistência e perfeição que sempre teve em relação à sua música. 

 

A Fundação Pró-Renal

 

A Fundação Pró-Renal é uma instituição paranaense sem fins lucrativos, pioneira no país na prevenção e pesquisa da doença renal. A entidade é mantida por meio das doações que recebe da comunidade e das empresas que apóiam eventos como o Concerto de Verão. No Brasil, os problemas renais atingem cerca de 10% da população, mas muitos nem sabem que têm a doença.