Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Complexo Turístico Itaipu está no mapa do turismo sustentável
Tamanho da letra
12/08/2016
O Complexo Turístico Itaipu está no mapa da sustentabilidade do turismo brasileiro, que apresenta as iniciativas de sucesso na área. O site que traz o mapa foi lançado na terça-feira (9), na Casa Brasil, montada pelo governo brasileiro na Praça Mauá, na rota da Olimpíada do Rio de Janeiro.
 
O mapa “Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” apresenta os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde a sua primeira edição, em 2012. O prêmio tem a chancela da Organização Mundial de Turismo.
 
O Complexo Turístico Itaipu ficou em 2º lugar na edição de 2015, na categoria Parcerias Institucionais. Além de Itaipu, o Paraná só tem outra instituição premiada, também em 2015 (1º lugar na categoria Associados): a BWT, de Colombo (região de Curitiba), pelo trabalho de destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável.
 
Na justificativa para o prêmio concedido ao Complexo Turístico Itaipu, a informação é de que “conta com programas e ações que geram oportunidades de emprego e renda, além de um conjunto de benefícios aos colaboradores, política comercial favorável às agências de turismo, práticas de educação para o turismo e teste drive em veículo elétrico”.
 
O mapa, segundo o Ministério do Turismo, é destinado a turistas, empresários, agentes de viagens e gestores públicos, que poderão conhecer, com apenas um clique, todas as iniciativas vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.
 
As informações estão apresentadas de forma georreferenciada e funcionam como um facilitador e até mesmo como um convite para que turistas apreciem destinos e empreendimentos com ações sustentáveis no País. O lançamento ocorreu durante o evento “Um dia de Cruzeiros no Rio”, que reuniu na Casa Brasil representantes da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).
 
Desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Braztoa, a plataforma digital batizada de “Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” permite uma consulta de forma simples e dinâmica. As informações sobre as 56 iniciativas premiadas, desde 2012, estão disponíveis em inglês, espanhol e português.
 
"Esperamos que o mapa sirva de inspiração para que agências, hotéis e outros segmentos do setor também implementem iniciativas de sustentabilidade. Certamente essa será uma ação que irá impactar no surgimento de novos projetos de sucesso", comentou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.
 
Para conhecer o mapa “Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo”, entre no site: http://www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br/.