Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Comitiva da Itaipu visita instalação da Ingeteam, na Espanha
Tamanho da letra
28/09/2017
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fenando Leone Vianna, o assistente Paulo Maranhão e o assessor de mobilidade elétrica sustentável, Celso Novais, visitaram as instalações da Ingeteam, na Espanha. A empresa tem suas principais unidades operacionais nas cidades de Bilbao, Pamplona e Beasain.
 
 
Itaipu e a Ingeteam estudam a possibilidade de firmar uma parceria em mobilidade elétrica, especialmente na área de sistema de armazenamento de energia para atender comunidades isoladas no Brasil.
 
A visita foi feita a convite do diretor da Ingeteam Brasil, Rudimar Wobeto. A iniciativa, que inclui a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), pretende intensificar a relação de cooperação técnica entre as duas empresas. A comitiva brasileira foi recebida pelo CEO do grupo, Adolfo Rebollo, e demais diretores do grupo Ingeteam. Os representantes das duas empresas discutiram pautas de interesse em comum.
 
Entre elas está o Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (IESS, na sigla em inglês), que integra painéis solares e turbinas eólicas a um banco de baterias com tecnologia de sódio. O sistema permite fornecer para comunidades isoladas oportunidade de autonomia energética a partir de fontes renováveis, substituindo os geradores a diesel poluentes. 
 
A Itaipu mantém atualmente uma unidade dessas nas instalações da usina e pretende levar esses sistemas para abastecer os pelotões de fronteira na região da Amazônia Legal. A Marinha do Brasil também já manifestou interesse pela tecnologia.