Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Começa semana de integração com o maior grupo de estagiários de Itaipu
Tamanho da letra
02/03/2016
A Divisão de Seleção e Acompanhamento de Recursos Humanos de Itaipu Binacional abriu na manhã desta terça-feira (1º) a semana de integração para os novos estagiários. São 87 jovens, o maior grupo que ingressa na empresa de uma só vez.
 
Os novos estagiários passaram logo cedo pela Central de Cadastramento, para tirar fotografia e receber o crachá provisório. Em seguida, no Auditório Integração, fizeram a entrega da documentação e iniciaram o processo admissional.
 
Até sexta-feira (4), eles receberão informações sobre frequência, folha de pagamento, transporte, entre outras, além de palestras abordando temas como produção de energia, segurança no trabalho, postura profissional, ferramentas de informática e programas socioambientais.
 
O grupo se juntará a mais de 30 outros estudantes, contratados de novembro do ano passado para cá. Assim, cerca de 120 pessoas devem participar das atividades de integração.
 
O coordenador da semana, José Carlos Teodoro da Silva, disse que a partir da próxima segunda-feira (7) os novos estagiários serão distribuídos em todas as diretorias da empresa, com exceção da Jurídica.
 
São alunos de cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Administração, Pedagogia, Psicologia, Ciências Biológicas, entre outros, de praticamente todas as instituições de ensino superior da cidade.
 
No dia 9, os jovens ainda terão uma atividade extra – uma visita técnica pela usina, com apoio da Divisão de Relações Públicas. Essa visita terá também a presença dos estagiários contratados de abril a outubro do ano passado – somando aproximadamente 150 pessoas.
 
José Carlos comentou que a maioria dos contratos é de um ano e atinge alunos de cursos que não têm estágio obrigatório. Neste caso, os jovens recebem bolsa, auxílio transporte e seguro de vida e de acidentes pessoais.
 
Segundo ele, o programa de estágio está alinhado com a missão institucional de Itaipu e é uma oportunidade para o aluno vivenciar a rotina profissional dentro de uma grande empresa. “Trata-se de uma integração do aluno com a empresa e da empresa com a comunidade.”
 
Expectativas
 
Aluno do 5º ano de Engenharia Elétrica da UDC, Geferson Destro disse que o fato de Itaipu ser uma das maiores produtoras de energia do mundo transforma o estágio na empresa, nesta área, em um dos mais desejados pelos estudantes de todo o Brasil. “Por isso, quero aproveitar a oportunidade e absorver o máximo de conhecimento possível”, destacou.
 
Moradora de São Miguel do Iguaçu e estudante do sétimo período de Psicologia no Anglo-Americano, em Foz do Iguaçu, Marieli Nervis disse que tem interesse especial em conhecer a área organizacional da empresa, setor que pretende atuar no futuro. “Minha expectativa é ganhar experiência e incrementar os meus conhecimentos nesta área”, comentou.
 
Luciano Pelanda Vendrame, aluno do 5º ano de Engenharia Mecânica pela Unioeste, também direcionou o estágio para a área que pretende atuar profissionalmente: o setor automotivo. Ele vai trabalhar com o pessoal do Programa Veículo Elétrico (VE). “Pretendo conhecer os principais nomes da indústria automotiva elétrica do Brasil”, disse.
 
Ainda de acordo com o estudante, a diferença em fazer estágio em uma grande empresa, como Itaipu, “é o ambiente corporativo muito mais estimulante”.