Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Começa Pan-americano de Canoagem Slalom no Canal Itaipu
Tamanho da letra
16/03/2007

O final de semana será de intensas disputas no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Até domingo, 197 atletas de 33 países participam do Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, que começou ontem, sexta-feira.

 

Durante o Pan-americano de Canoagem Slalom serão disputadas quatro categorias: C1 (canoa individual), C2 (canoa em dupla), K1 (caiaque individual) e K1W (caiaque individual feminino). A competição começou ontem à tarde, com as provas eliminatórias das categorias C2 e K1W.

 

Neste sábado, as provas começam às 08h30, com a disputa das provas eliminatórias das categorias C1 e K1. Já às 16h, os atletas classificados nas categorias C2 e K1W vão disputar as semifinais do Campeonato.

 

No domingo, o Pan-americano de Canoagem Slalom terá início às 08h30, com a disputa das semifinais das categorias C1 e K1. Já as finais das quatro categorias devem começar por volta das 09h30. A premiação dos atletas está marcada para as 14h30.

 

Canal Itaipu

 

Pela primeira vez no Brasil, o Pan-americano de Canoagem Slalom está sendo realizado na pista de canoagem do Canal Itaipu. O circuito, localizado no Canal da Piracema, que liga o reservatório de Itaipu ao Rio Paraná, é considerado por atletas e árbitros a melhor pista artificial de canoagem da América Latina e uma das 10 melhores do mundo.

 

Inaugurado em maio de 2006, com a realização da Seletiva Brasileira de Canoagem Slalom, o Canal Itaipu também será palco do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom,  em setembro deste ano. Segundo o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Rodrigues, a expectativa é que o Pan-americano e os demais campeonatos de canoagem que serão realizados no Canal Itaipu consolidem a modalidade olímpica do Brasil.

 

Como assistir

 

As pessoas interessadas em assistir ao Pan-americano de Canoagem devem retirar credenciais na tenda instalada perto da Barreira de Controle da Usina de Itaipu. Como não será permitida a entrada de veículos particulares, o público será levado de ônibus até o Canal Itaipu. Os carros podem ser estacionados no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu.