Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Com apoio da Itaipu, projeto Monobloco forma 55 jovens em Foz
Tamanho da letra
26/05/2014

O Projeto Monobloco – promovido em parceria pela Itaipu, Guarda Mirim e Fundação Coge (Funcoge) – deixou de ser apenas piloto. Agora, a iniciativa será levada as 67 empresas do setor elétrico, que a replicarão em diferentes regiões do Brasil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23), pelo presidente da Funcoge, Jorge Nunes, durante a entrega de certificados a 55 adolescentes de Foz do Iguaçu, na sede da Guarda Mirim da cidade. O evento também teve a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

O Projeto Monobloco ensinou percussão e a metodologia do livro 7 hábitos – uma dádiva para o aprimoramento dos adolescentes, de Sean Covey, aos 55 jovens iguaçuenses. Durante 40 dias eles aprenderam a tocar surdo, caixa, repique, chocalho, agogô e tamborim com os próprios integrantes da Banda Monobloco, consagrada por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba.

Além da multiplicação patrocinada por outras empresas do setor elétrico, outra novidade com o fim do projeto-piloto em Foz do Iguaçu é a permanência da atividade na Guarda Mirim. “A partir do segundo semestre, a percussão e os 7 hábitos farão parte da grade curricular dos adolescentes”, disse Hélio Cândido do Carmo, presidente da Guarda.

Parceria Itaipu-Funcoge

Segundo Nunes, a Funcoge tinha a ideia de colocar o Projeto Monobloco em prática há bastante tempo, mas queria começar entre uma de suas empresas parceiras que tivesse relevância para o Brasil e que já desenvolvesse ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes – daí a escolha pela Itaipu. “Não poderíamos ter encontrado parceiros melhores. O resultado superou tanto as nossas expectativas que, no próximo semestre, vamos levar para todas as outras empresas do setor, parceiras nossas”, afirmou Nunes.

A Fundação Coge é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão é prover conhecimento e soluções de gestão empresarial que agreguem valor à cultura técnica das organizações, priorizando o setor energético. Atualmente, reúne em seu quadro de parceiras 67 empresas públicas e privadas do setor de energia elétrica, responsáveis, em seu conjunto, por mais de 90% de toda a eletricidade gerada, transmitida e distribuída no Brasil. A Itaipu é uma delas.    

Para o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, o Monobloco veio para complementar a parceria entre a empresa e a Guarda Mirim na contratação de jovens aprendizes. “O nosso projeto mais antigo na área de responsabilidade social é o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), feito em conjunto com a Guarda Mirim. Agora, essa parceria está ainda mais completa.”

O professor e integrante da Banda Monobloco, que deu o nome ao projeto, Ernani Cal, disse que ação foi muito melhor do que o esperado. “Ministro oficinas há mais de 15 anos. Já trabalhei com pessoas de várias idades, mas a energia e o interesse desses adolescentes foi contagiante”, disse.

Alunos e parentes

O aprendizados dos 55 jovens foi além da percussão. “Aprendi que, assim como na música, é preciso ter dedicação e disciplina para conquistar os objetivos”, disse Andressa Tifense Wunsch, de 16 anos.

Moisés da Silva Bravo, de 16 anos, queria mais. “Adorei cada momento do projeto. Fiz novas amizades e aprendi muito”, disse. “Outros adolescentes como eu merecem ter esta oportunidade.”

Os parentes também aprovaram o resultado. João Inácio Vieira é avô de dois alunos, Adrian e Artur Vieira Franco. “Meus meninos mudaram muito. Há dois meses só pensavam em videogame. Agora, estão mais interessados nos estudos e pensando no futuro.”

Monobloco

A Banda Monobloco foi criada em 2000 e hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano. O repertório eclético vai das marchinhas tradicionais, passando pelo xote, o forró, o funk e até canções dos Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba - como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô - foram incorporados o baixo e a guitarra.

Os 7 hábitos

Segundo os preceitos Sean Covey, os 7 Hábitos são, essencialmente, características que os jovens de sucesso de todo o mundo têm em comum.

1: Seja Pró-ativo - Seja responsável pela sua vida.
2: Comece Com o Objetivo em Mente - Defina sua missão e metas na vida.
3: Primeiro o Mais Importante - Priorize e faça primeiro o mais importante.
4: Pense Ganha-Ganha - Tenha atitudes em que todos podem ganhar.
5: Procure Primeiro Compreender, Para Depois Ser Compreendido - Ouça as pessoas atentamente.
6: Crie Sinergia - Trabalhe junto para conseguir mais.
7: Afine o Instrumento - Renove-se regularmente.