Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Colônia de férias integra crianças da Vila C ao Refúgio Biológico de Itaipu
Tamanho da letra
09/01/2006

Crianças da Vila C que passariam o período de recesso escolar em casa terão a oportunidade de participar da colônia de férias ecológica do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu.  

 

De hoje até ao dia 27 deste mês, cerca de 400 crianças de 6 a 14 anos de idade participam de uma programação recheada de atividades lúdicas e educativas no local. A colônia de férias é uma parceria entre o Projeto Energia Solidária, da Itaipu, e o Conselho Comunitário da Vila C.

 

Programação

 

Durante três semanas, as crianças vão explorar as cinco trilhas temáticas que percorrem o interior do Refúgio: a Trilha dos Animais, onde está localizado o Zoológico; a Trilha das Águas, onde conhecerão a estação de captação de água e tratamento de esgoto do Refúgio; a Trilha Interpretativa, que trabalha com a flora nativa da região; a Trilha dos Sentidos, que exercita os cinco sentidos despertados pela natureza e a Trilha Experiências em Sustentabilidade, que apresenta o uso sustentável da energia e dos recursos naturais.

 

As atividades serão intercaladas com lanches naturais e muitas brincadeiras para a garotada, como a reprodução em moldes de gesso de pegadas de animais. A recreação fica por conta de personagens divertidos, como a Dona Oncinha e a Dona Seleta, que aborda a questão da reciclagem do lixo. Nas sextas-feiras, a Cia. De Teatro Amadeus realizará a Caravana da Alegria, com jogos e sorteio de brinquedos.

 

Vizinhos

 

Para a educadora ambiental Silvana Gomes, uma das organizadoras da Colônia de Férias, apesar de vizinhas da unidade de conservação, poucas crianças da Vila C estão familiarizadas com o espaço. “Essa é uma oportunidade delas terem uma vivência maior com o Refúgio”.

 

O copeiro Joaquim Luiz Aparecido inscreveu o filho Gustavo para a colônia de férias e está satisfeito com o resultado. "O Gustavo ia ficar à toa em casa durante as férias, agora ele tem onde brincar com segurança", disse.

 

Inscrições

 

Ainda restam algumas vagas para a semana de 23 a 27 de janeiro. Mais detalhes pelo telefone 3520-5626. Os inscritos serão divididos em seis grupos de aproximadamente 60 crianças. Cada grupo participará das atividades em um período, pela manhã ou à tarde, durante uma semana. (Manhã: das 8h às 11h / Tarde: das 14h às 17h).