Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Coge celebra 15 anos de melhores práticas do setor energético
Tamanho da letra
04/12/2015
Autoridades e gestores do setor elétrico brasileiro se reuniram nesta quinta-feira (3), no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, para celebrar 15 edições do prêmio da Fundação Coge (Comitê de Gestão Empresarial), um dos mais prestigiados do ramo.
 
Nesta edição comemorativa, foram homenageadas todas as empresas agraciadas com o prêmio em anos anteriores. Itaipu é uma delas, com dois prêmios conquistados. O primeiro deles foi em 2006, com o programa Cultivando Água Boa. O segundo veio em 2010, com o projeto Veículo Elétrico para Catadores.
 
A cerimônia em Itaipu teve a presença do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, uma das maiores autoridades do setor elétrico do País. Antes, ele participou da reunião do Conselho de Curadores da Funcoge, presidido pela diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff. Na ocasião, ela foi representada pelo diretor técnico de Itaipu, Airton Dipp, que também falou em nome do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek.
 
“Estamos honrados por receber a Fundação Coge neste momento em que se celebra todas as premiações, incluindo aquelas obtidas pela Itaipu”, disse Dipp. “Para nós, é muito importante ter o reconhecimento de uma instituição com tanta credibilidade no setor energético brasileiro”, completou.
 
Para o presidente da Funcoge, Luis Fernando Paroli Santos, as histórias e as realizações de Furnas, empresa da qual é oriundo, e da Itaipu são um incentivo para o enfrentamento da crise do setor. “É uma motivação muito grande olharmos ao passado e percebemos os desafios enfrentados e o que já foi construído por nós”, afirmou.
 
Lista de campeãs
 
A homenagem foi dividida em categorias, estabelecidas a partir da quantidade de prêmios acumulada pelas empresas – uma vez, duas e três vezes ou quatro vezes ganhadora. A AES Eletropaulo teve destaque por ter vencido sete vezes o Prêmio Coge. As demais contempladas foram a Cesp, Copel, AES Brasil, Chesf, Cemar, CPFL Renováveis, Coelba, Eletronorte, Emae, Itaipu, EDP Escelsa, Cemig, Furnas e CPFL Energias. Cada empresa recebeu uma placa comemorativa dos 15 anos da premiação.
 
15 anos de história
 
O Prêmio Coge começou em 2001. Desde então, ele reconhece as melhores práticas adotadas pelas empresas do setor. Neste período, foram mais de 900 projetos inscritos, em quatro áreas – Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Segurança no Trabalho e Responsabilidade Socioambiental.
 
A Fundação Coge reúne 67 empresas. Juntas, elas compartilham conhecimento e soluções de gestão empresarial.
 
Além dos dois prêmios, Itaipu chegou à final em outras duas edições. Em 2012, com as iniciativas “PIIT – Jovens aprendizes, vidas que mudam” e “Programa de Conservação Auditiva – PCA”. No ano anterior, com o projeto “Gestão de Pessoas por Competências".