Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ciro Gomes: denúncias contra Itaipu são “picaretagens”
Tamanho da letra
17/03/2006

A diretoria de Itaipu apresentou ontem, sexta-feira, ao Conselho de Administração da empresa,  um relatório sobre as falsas denúncias publicadas pelas revistas Veja e IstoÉ.  O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que participou de sua primeira reunião no Conselho, e o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau Cavalcanti, afirmaram que as denúncias são incabíveis.

 

Silas disse que, após analisar todos os documentos disponibilizados pela binacional, chegou à conclusão de que as acusações são absolutamente desconexas. “Avaliamos os resultados e concluímos que essas denúncias não cabem numa empresa como Itaipu. São totalmente infundadas, principalmente se nos basearmos no controle rigoroso pela qual a empresa passa”. E completou: “Essa diretoria faz uma gestão séria, que prima pela integração e desenvolvimento dos dois países”.

 

Ciro Gomes também foi enfático na defesa de Itaipu. “Essas duas denúncias não passam de leviandades”. Segundo ele, a primeira foi feita por um estelionatário e a outra pode ser considerada “sem pé nem cabeça”. “Podemos dizer que não isso não passa de picaretagem”, criticou.

 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, ponderou ser totalmente a favor da imprensa livre, mas afirmou que, nesse caso, as duas revistas foram irracionais e irresponsáveis. E reafirmou: “Minha vida é limpa. Eu vim aqui para trabalhar pelo meu País”.