Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Circuito Turístico Especial de Itaipu já atendeu quase 11 mil visitantes
Tamanho da letra
04/09/2006

Há um ano, Itaipu começava a apostar em uma forma diferente de investir no turismo local e regional: o Circuito Turístico Especial. Apesar de ser um projeto piloto, já mostra bons resultados. Além de somar mais de 10 mil visitantes, obteve dos turistas um índice alto de aprovação: 90% deles avaliaram o serviço como "ótimo" e "bom".

 

O circuito é uma visita diferenciada - e paga -, em que o turista tem a oportunidade de andar pelo interior da usina, local antes exclusivo dos empregados; visitar o antigo leito do Rio Paraná; e conhecer em detalhes como é a produção de energia, vendo, por exemplo, brasileiros e paraguaios trabalhando lado a lado na Sala de Controle Central, o "coração" da Usina.

 

O primeiro visitante

 

Em 1º de setembro de 2005, o circuito turístico especial começava a funcionar. O químico Jairo Fernando da Silva, de Canoas (RS), foi o primeiro dos mais de 10.900 turistas que, a partir daquele dia até hoje, compraram ingressos para fazer a visita e conhecer os pontos mais marcantes da maior usina hidrelétrica em operação do mundo.

 

De lá para cá, como conta o coordenador do Circuito Turístico Especial, Alexandre Machado, "a visitação já conseguiu um retorno de 70% do custo operacional, que inclui atendimento, gasolina, seguro e pagamento dos motoristas, entre outros gastos com manutenção.

 

Machado lembra que Itaipu recebe visitantes há quase 30 anos, mas foi a primeira vez que se implantou um projeto de turismo auto-sustentado. Ele diz, ainda, que o objetivo da visita paga não é o lucro,  mas contribuir para o desenvolvimento regional. “Queremos que o turista permaneça mais dias na região e, com isso, será a região como um todo que terá lucro”, explica.

 

Aprovação dos visitantes

 

O médico Cláudio Lemos, de Belém do Pará, veio para o Sul participar de um congresso de medicina. Como trouxe a mulher, Nelma, e os filhos Arthur e Mário, resolveu esticar a viagem até Foz do Iguaçu. “Vim à Itaipu há sete anos, mas tinha vontade de conhecer mais detalhes da construção e trazer meus filhos para esse passeio tão cultural. Quando cheguei no hotel vi um panfleto desse passeio e resolvi trazer toda a família para conhecer a Usina”, contou. E se impressionou, durante a visita: “Essa construção é algo realmente inexplicável. Fantástica e inimaginável.”

 

Arthur, de 15 anos, disse ter estudado sobre Itaipu na escola. “É muito melhor ver de perto. É muito mais interessante do que olhar para fotos nos livros. Valeu a pena. Não sabia que era tão gigantesca.”

 

Visitante estrangeiro

 

O físico alemão Georg Prümper veio a Foz participar de um treinamento. E também se interessou pelo passeio ao ver um panfleto no hotel.  “Entre as várias opções do que fazer em Foz do Iguaçu, resolvi começar por Itaipu. E não me arrependo. É uma obra realmente interessante. Diria até impressionante.”

 

Marcos Maciel é monitor das visitas do Circuito Especial. Segundo ele, uma das perguntas mais freqüentes é justamente sobre a harmonia entre os brasileiros e paraguaios. “Eles querem saber como isso é possível. Também pedem comparações de Itaipu com a Usina de três Gargantas, que está sendo construída na China.” O mais gratificante do serviço, segundo o monitor, é observar o visitante antes de entrar no ônibus e após o passeio. “A gente consegue perceber o brilho nos olhos e o sorriso de cada um.”

 

Mais atrações em 2007

 

Já para o próximo ano, duas atrações de Itaipu serão melhoradas e cobradas. A visita panorâmica, por exemplo, hoje é gratuita, mas só permite ao visitante uma parada no Mirante Central. Quando for cobrada, haverá uma outra parada, na cota 225, para que as pessoas possam ver o lago. A Iluminação Monumental, por sua vez, passará a ser de fato um show de luzes e sons, com projeções de imagens em uma cortina d'água.

 

A meta final, é que em 2008, todos os pontos turísticos de Itaipu formem um verdadeiro complexo. Os visitantes comprarão um passaporte com direito a passearem por Itaipu dois dias. Eles conhecerão a Usina, o Parque da Piracema, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico.

 

Mais informações

 

As visitas são realizadas de segunda a sábado nos seguintes horários: pela manhã 8h, 8h30, 9h, 9h30, 10h. À tarde, 14h, 14h30, 15h30 e 16h.

 

O ingresso para os moradores dos municípios lindeiros e idosos a partir de 60 anos é de R$ 16, Para os demais, o preço é R$ 30.