Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ciclo de debates trará palestras de alto nível
Tamanho da letra
11/03/2008

Foz do Iguaçu vai ganhar mais um espaço de debates voltado à integração da América Latina: o projeto “Diálogos de Fronteira”, que visa desenvolver uma série de encontros, palestras e discussões sobre assuntos contemporâneos, sempre voltados à temática da integração. Na próxima sexta-feira (14), às 20h, abrindo o ciclo de debates, o editor e economista César Benjamin vai proferir a palestra “América Latina em perspectiva histórica: os (des)caminhos do desenvolvimento e da integração”. Serão sorteados entre o público 20 livros da editora Contraponto, entre eles o título “A opção brasileira hoje”, do próprio Benjamin.

      
“Diálogos de Fronteira” é uma iniciativa coordenada pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Unioeste, com a parceria do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná (Erepar) e Centro Internacional de Hidroinformática, da Unesco. Também na sexta-feira, os parceiros formarão uma agenda dos palestrantes que deverão passar pelo PTI ao longo do ano.

A intenção é trazer a Foz do Iguaçu uma série de personalidades e pensadores das mais variadas áreas de atuação e conhecimento, possibilitando a acadêmicos e ao público em geral acompanhar palestras multidisciplinares de alto nível. Os organizadores pretendem trazer palestrantes como o antropólogo e educador Tião Rocha; o sociólogo Emir Sader; a filósofa e professora da US, Marilena Chauí; e o jornalista Gilberto Dimenstein, dentre outros.

Os Diálogos se incorporam a outras iniciativas como a criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cuja comissão de implantação foi definida na última quinta-feira); o IFET (Instituto Federal de Educação, que deve ser implementado no segundo semestre de 2008), além do próprio PTI e da Unioeste, fazendo de Foz um novo pólo universitário, tecnológico e acadêmico.

 

A localização de Foz do Iguaçu – em uma tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina – faz da cidade um ponto estratégico para debates sobre temas relacionados à integração da América Latina. A “fronteira”, portanto, é entendida como um espaço de encontros, interseção e aproximação dos povos latino-americanos.

O palestrante

O editor e economista César de Queiroz Benjamin tem forte atuação no mercado editorial do Brasil, tendo publicado algumas dezenas de traduções, revisões de traduções, artigos e resenhas. Trabalhou na Fundação Getúrlio Vargas, na Escola Nacional de Saúde Pública, na revista Ciência Hoje, na Prefeitura do Rio de Janeiro, e criou, em 1995, a Editora Contraponto.

Formado em Língua e Literatura pela Universidade de Estocolmo (1976-1980) e em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982-1985), Benjamin é também doutor honoris causa pela Universidade Bicentenária de Aragua, da Venezuela. Ele também tem grande presença na cena política brasileira, sendo um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2006, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), concorreu como vice da chapa de Heloísa Helena à Presidência da República.