Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Chuva deixa famílias ribeirinhas em alerta na fronteira
Tamanho da letra
27/06/2014

Com a volta das chuvas intensas na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, há previsão de nova cheia no Rio Iguaçu e de novas inundações no Rio Paraná neste fim de semana.
 
Na região de Capanema, o Rio Iguaçu quase dobrou de volume em 12 horas. A vazão, que na manhã desta sexta-feira (27) estava em 4.370 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), subiu para 8.400 m³/s. Esse volume deve chegar, até este sábado (28), às Cataratas do Iguaçu. Ali, a vazão normal oscila entre 1,2 mil m³/s a 1,5 mil m³/s.
 
As informações são da Divisão de Hidrologia da Itaipu.
 
Entre quinta e sexta-feira choveu, no Rio Iguaçu, na região de Capanema, 165 milímetros. Já em Foz do Iguaçu, nas Cataratas, a chuva somou 42 milímetros no mesmo período. No reservatório do Lago de Itaipu, no Rio Paraná, choveu, até às 16h desta sexta-feira, quase 100 milímetros.
    
A situação é normal, por enquanto, mas neste sábado devem ocorrer as primeiras inundações do bairro San Rafael, no Paraguai. A comissão de cheia está em alerta permanente monitorando os rios. Não há previsão de vertimento na Itaipu.
A chuva deve continuar até sábado. No domingo (29), a previsão é de tempo bom e muito frio.
 
No começo deste mês, a terceira maior cheia do Rio Paraná desalojou 500 famílias ribeirinhas.