Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Chegada à Itaipu foi a melhor da história, avalia Rally dos Sertões
Tamanho da letra
08/08/2015


A chegada à usina de Itaipu da etapa final do 23º Rally dos Sertões, neste sábado (8), em Foz do Iguaçu (PR), foi a melhor de toda a história da competição, afirmou o diretor geral da Dunas Race, Marcos Moraes, responsável pela organização do evento.

A mesma avaliação foi compartilhada por pilotos, navegadores, pessoal de apoio e público que compareceram ao Mirante do Vertedouro, local onde foi montada a grande rampa para a festa de chegada dos competidores nas quatro categorias – motos, quadriciclos, carros e UTVs (espécie de buggy).

“Foi fantástico. Nunca tive a oportunidade de chegar tão perto dessa obra que, para nós, é motivo de orgulho. Tenho certeza de que o roteiro que foi feito neste ano, vindo para o Sul do País pela primeira vez, agradou muito os pilotos. Chegar a Itaipu para mim foi a melhor chegada que a gente já fez em 23 anos de história”, declarou Moraes.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, lembrou que Itaipu é frequentemente palco de grandes eventos esportivos, nacionais e internacionais – como o mundial de canoagem slalom, o Ironman 70.3 e o mundial de slackline. “Faz parte da missão de Itaipu apoiar o desenvolvimento do turismo e do esporte. Porque esses eventos contribuem para projetar uma imagem positiva da nossa cidade, da região e também da nossa empresa”, disse.

O governador Beto Richa acompanhou o início da chegada dos competidores e disse que eventos como o Rally dos Sertões “são importantes para o Paraná porque aquecem a economia e ajudam a divulgar as belezas do Estado, especialmente de Foz do Iguaçu”.

Festa em família

Vencedor geral da principal categoria da competição (carros), ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, o piloto Reinaldo Varela, de São Paulo, fez uma festa em família: os filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno também competiram, na categoria UTV, e todos subiram ao pódio.

“Somos a família da poeira”, brincou. “Eu já corro há 33 anos [no rali] e esta é a primeira que participamos todos juntos.” Sobre a etapa final, Varela disse que “foi muito bom conhecer um lugar maravilhoso como é Itaipu. Nunca tinha visto [a usina] de tão perto e espero que a empresa continue incentivando o esporte”.

Com 21 anos de Rally dos Sertões, e completando 20 anos do primeiro título, Jean Azevedo comemorou na Itaipu nada menos que o hexacampeonato geral. “Desde fevereiro comecei a preparação, foram meses de trabalho intenso, dedicação da equipe, e conseguimos a vitória”, relatou.

Para o motociclista Kassiano Burtett, de Foz do Iguaçu, a vitória não veio, mas a festa foi dupla: estreante no Rally dos Sertões, ele conseguiu fechar a competição entre os dez primeiros colocados; de quebra, foi recebido na Itaipu pela mulher, Virgínia, e os filhos Henrique e Beatriz.

Ao falar da volta para casa e o reencontro com a família, após sete dias e 2.875,79 quilômetros de estrada, Kassiano se emocionou. “Tinha dia que saíamos no escuro, clareando o dia, e corria 200 quilômetros. A gente pensa tudo, passa um filme na tua cabeça. Mas foi muito legal. Esse pessoal me apoiou muito e não tenho como agradecer. Valeu a pena demais”, disse.

Para os navegadores Elson Meneses e Cláudia Grande, de Brasília (DF), a saudade de casa estava resolvida. Marido e mulher, ambos correram em equipes diferentes, na categoria UTV, mas puderam se encontrar em todas as etapas. “Eu estou no Rally dos Sertões há 13 anos e ela, há sete. A disputa no Sul foi muito boa, uma prova mais técnica e muito rápida, e nunca vi tanta lomba na minha vida. Pena que não deu tempo de curtir o visual, que estava lindo”, brincou Elson.

Vice em 2002, também na categoria UTV, o navegador Lourival Roldan, morador de Imbu das Artes (SP), desta vez vai voltar para a casa com o título geral, junto com o piloto Bruno Sperancini. “O Brasil é um país gigante, que tem que ser explorado. Por isso, gostei muito da ideia [de trazer o rali para a região Sul] e poder experimentar novas trilhas.”

Público aprova

Para o público, ver de perto pilotos e máquinas do Rally dos Sertões foi uma oportunidade única. O casal Aldinélio Júnior e Mislene Madeira, de Santo Antônio de Pádua (RJ), está em viagem de turismo por Foz do Iguaçu. Quando viram na televisão que a chegada do Rally dos Sertões era na cidade, não perderam tempo. “É um evento maravilhoso, a gente teve muita sorte”, disse Júnior. “Agora vamos ter mais história para contar na volta ao Rio.”

Moradora de Foz do Iguaçu, a venezuelana Grace de Martins soube do evento por um amigo, Gilmar de Souza Costa. Ambos também aproveitaram a oportunidade. “Valeu muito a pena ter vindo. Gosto de corridas e é muito legal ficar tão perto dos competidores”, comentou Grace.