Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Centro Internacional de Energias Renováveis receberá a ISO 9001
Tamanho da letra
27/02/2015

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER) foi recomendado para receber a Certificação ISO 9001:2008, na terça-feira (24) – após dois dias de um rigoroso processo de auditoria feito pelo Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Conformidade (Itac).
   
O CIBiogás-ER foi criado há menos de dois anos para ser referência internacional em energias renováveis, com ênfase em biogás. A Itaipu, por meio da Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB), gerida por Cícero Bley Júnior, foi uma das entidades idealizadoras do centro e é, atualmente, uma das 15 instituições associadas a ele.
 
Segundo a coordenadora da qualidade do CIBiogás-ER, Débora Martins, o processo de implantação não foi uma tarefa fácil, uma vez que demandou a minuciosa compreensão da norma (NBR ISO 9001:2008), dos requisitos e de todas as atividades desenvolvidas pela equipe. “Compreender e delimitar o papel de cada área, mapear os processos e definir os produtos foi um grande desafio inicial”, disse ela.
   
De acordo com a gerente da Assessoria de Planejamento e Gestão, Kamila Severo Amaral, todo o processo foi um grande aprendizado, uma vez que foi necessário mapear, reestruturar e ajustar todos os procedimentos. Segundo ela, para que tudo fosse realizado com êxito, o envolvimento da equipe foi primordial, uma vez que entre as principais dificuldades enfrentadas sempre esteve a pressão natural para o cumprimento de prazos, ao mesmo tempo em que as equipes cumpriam uma série de outros compromissos e tarefas prioritárias.
 
A empresa certificadora não apontou nenhuma não conformidade e também não detectou nenhum ponto fraco relacionado aos processos do Centro. Ao contrário, inúmeros elogios foram feitos ao sistema de gestão adotado pelo CIBiogás-ER, inclusive comparando-o à Toyota, cujos processos de gestão são considerados de excelência.
   
Diante disso, Débora Martins ressaltou que um processo de certificação pode demorar anos para ser concluído com êxito, sendo surpreendente o resultado positivo conquistado pelo centro em tão curto espaço de tempo. “Os auditores ficaram surpresos em saber que em apenas cinco meses conseguimos reestruturar todo o sistema de gestão da qualidade e cumprimos todos os requisitos para solicitar a certificação. Isso é uma raridade”, conclui.
    
A ISO 9001:2008 é uma ferramenta estratégica de gestão da qualidade adotada por empresas em todo o mundo. Por meio dela, os processos são organizados e padronizados, possibilitando o cumprimento eficaz dos requisitos de produtos e serviços, assegurando assim a satisfação dos clientes.
   
Para Kamila, “receber esta certificação apenas retrata a competência, comprometimento e a capacidade técnica da equipe, demonstrando ao público externo o profissionalismo na operação dos processos, atribuindos ainda mais credibilidade no mercado”.
 
Expectativa
   
Segundo o diretor presidente do CIBiogás-ER, Rodrigo Regis de Almeida Galvão, receber a certificação internacional ISO 9001:2008 reflete diretamente a capacidade de execução e a maturidade com que o centro está tratando os processos da qualidade, que impactam diretamente nos serviços prestados e no atendimento às expectativas de parceiros e mantenedores envolvidos nos projetos que estamos executando.
   
No início deste ano, a Itaipu expôs a sua expectativa em relação à capacidade executiva do CIBiogás-ER. “A conquista da certificação é apenas um primeiro passo que estamos dando, demonstrando à IB a nossa competência em gestão”, diz Galvão. “Agora temos um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente e isto é um reflexo da nossa capacidade de execução e da qualidade nos serviços que prestamos.”
 
De acordo com o presidente, a busca pela excelência nos serviços e a melhoria nos processos tem de ser contínua. “Para tal, o centro está investindo agora também na certificação de seus colaboradores em gerenciamento de projetos (CAPM e PMP).”
   
O relatório emitido pelos auditores da empresa Itac passa agora por uma avaliação interna da própria certificadora. Segundo o auditor líder da Itac, Clíder Adriane de Souza Silva, em um prazo máximo de 15 dias o CIBiogás-ER deve receber o certificado ISO 9001:2008.